
Foto: Marlon Borba (Arquivo Diário)
Tiffany Abreu, madrinha do festival, foi campeã brasileira em maio

No mês do orgulho LGBTQIAPN+, Santa Maria recebe a 4ª edição do Festival Internacional LGBTQIAPN+ de Voleibol, neste sábado (14) e domingo (15). O festival será disputado no Centro Desportivo Municipal, nos ginásios A e D, e contará com a participação de 15 equipes.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A abertura do torneio, que integra o calendário oficial do município, será às 13h30min do sábado. A Associação Voleibol Futuro (AVF), liderada por Jean-Pierre Chagas Ávila, é quem comanda a organização do evento, que tem a chancela da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV) e conta com o apoio da prefeitura de Santa Maria.
Em 2024, o festival reuniu 12 equipes de todo o Estado, com mais de 150 jogadores. Na oportunidade, a equipe do Galáticos, de Porto Alegre, sagrou-se tricampeã do torneio, tendo vencido todas as edições até aqui. O time da Capital está confirmado na competição deste ano.

Madrinha
Como nas outras três edições, a presença de Tiffany Abreu, madrinha do festival e atleta do Osasco Voleibol Clube também está confirmada. Tiffany é a primeira atleta transexual a atuar na Superliga Feminina, a elite do vôlei brasileiro. No início de maio, ela foi campeã brasileira, ao vencer a final da Superliga, com o Osasco, contra o Vôlei Bauru. Na última temporada também foi campeã paulista e da Copa Brasil Feminina.
– Vai ser maravilhoso, não vejo a hora. Já estou chegando em Santa Maria. Nos aguarde, este ano o festival promete – disse Tiffany, ao convocar o público para o festival nas redes sociais.