Baita fase

Dupla de árbitros de Santa Maria está entre a mais escalada no Gauchão

Árbitra auxiliar Maíra Moreira e 4º árbitro Rafael Klein vão atuar pela sexta vez no estadual

Naiôn Curcino
Foto: Foto: Everton Silveira (FutFoto.RS)
Maíra em ação em partida na Arena

Foto: Everton Silveira (FutFoto.RS)
Maíra em ação em partida na Arena

No mundo do futebol, não são só os jogadores que "dão a vida" para estar em campo. Na arbitragem, juízes, bandeirinhas e assistentes também ficam de olho para saberem se serão "titulares" na quarta e no domingo. E dois educadores físicos formados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que residem na cidade, estão entre os mais escalados desta edição do Gauchão. A árbitra assistente Maíra Mastella Moreira, 26 anos, e o 4º árbitro (até o momento) Rafael Klein, 28 anos, já atuaram em cinco das oito rodadas do Estadual, e vão para a sexta neste final de semana. 

Santa Maria é referência em lapidar bons árbitros

Assim como Klein, Maíra integra o quadro de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) desde 2013, mas desde 2017 já é escalada para partidas da principal divisão do futebol estadual. Em 2018, foi aprovada para fazer parte dos árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Até por essa experiência, a cruz-altense tem trabalhado com frequência em jogos da dupla Gre-Nal. Foram dois do Grêmio, e o primeiro do Inter será neste domingo, no Beira-Rio, no duelo colorado com o Aimoré. 

Maíra estreia nesta quarta-feira como assistente de arbitragem da CBF

- Estou bem contente com esse Gauchão. O meu objetivo é aproveitar as oportunidades nos jogos que vierem, errar o mínimo possível e fazer um campeonato sem comprometer. Estou com uma média boa de jogos, porque o que eu esperava da competição está acontecendo. O Gauchão é uma escola, porque tem jogos pegados - avalia Maíra. 

Desponta um novo nome da arbitragem de Santa Maria

Klein, que é natural de Poço das Antas, está em seu segundo Gauchão. No ano passado, ele fez a sua estreia ao ser promovido para a categoria B de árbitros da FGF. Atuou, até agora, como 4º árbitro. Assim como Maíra, esteve em jogos dos grandes da Capital. Trabalhou em dois jogos do Inter, o último contra o Avenida, e um do Grêmio. Neste domingo, estará em Veranópolis e Pelotas. 

Anderson Daronco completa 100 partidas na Série A do Brasileirão

- No ano passado fiquei mais em avaliação, e depois de jogos na Copa Ipiranga, no final de 2018, me chamaram para a pré-temporada do Gauchão. Trabalhei nesses jogos da dupla, que dá uma visibilidade maior, mas independente do jogo, sempre procuro dar o meu melhor. Com humildade estou pegando a experiência dos mais velhos para chegar ao nível A - destaca Klein, que, ao todo, havia feito as mesmas cinco partidas em 2018. 

Assistente de Santa Maria participa de evento da Fifa em São Paulo

Assim como Maíra, Klein também atua no futebol amador de Santa Maria e em todo o Estado, mas aí, como árbitro. E ele ressalta que esses jogos ajudam na formação para arbitrar nos profissionais. 

'Promissor', afirmam Daronco e Maíra sobre o futuro de Klein

- O futebol amador te dá respaldo para atuar em qualquer partida. Para o árbitro, quanto mais jogos ele atuar, quanto maior for a exigência em cima dele, maior vai ser a gama de experiência que ele vai adquirir. Assim como atuar de 4º árbitro tem sido importante - relata.

Foto: Pâmela Lopes (Avenida/Divulgação)
Rafael Klein (ao fundo) atuou em Inter e Avenida


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190