ser profissional

Dupla daqui tenta sucesso no futebol de Portugal e dos Estados Unidos

Adolescentes de 14 e 15 anos deixaram Santa Maria na busca pelo sonho de ser jogador profissional

Gilson Alves
Foto: Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mateus, à esquerda, atua nos EUA, e João Vitor, à direita, joga em Portugal

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mateus, à esquerda, atua nos EUA, e João Vitor, à direita, joga em Portugal

Dois talentos santa-marienses estão buscando fora do Brasil a realização do sonho de muitos jovens e adolescentes. O zagueiro Mateus Mayer, 15 anos, e o volante e zagueiro João Vitor Londero, 14 anos, nasceram em Santa Maria, e agora trilham caminhos fora daqui para serem jogadores profissionais de futebol.

Mateus está há um ano nos Estados Unidos, mora em Orlando, na Flórida, e defende o Soccer Institut of Montverde Academy (Sima), filiado ao Orlando City, uma das principais equipes norte-americanas.

Em jogo antecipado, União Independente encara a Assaf no CDM

- Recebi convite para ir jogar no Inter, Boca ou Sima. Escolhi ir para os Estados Unidos, porque lá a ideia é que para ser profissional tu precisas ter um curso superior completo, e isso influenciou minha escolha. Os treinamentos lá são sérios. Não há muito tempo para sair. Mantemos o foco o tempo todo naquela rotina de escola, treino, estudos e jogos - afirma Mateus, que acumula passagem pelo Libertad, do Paraguai, onde morou alguns anos.

João Vitor vive há um ano e meio em Almada, Região Metropolitana de Lisboa. Ele joga no Cova da Piedade, time tradicional na base portuguesa, que foi vice-campeão nacional na temporada passada.

- A experiência fora do país vale não só para o futebol, mas como pessoa. É um outro mundo, outras rotinas, outros costumes. Temos um foco total para ser jogador. É só treino, aula, academia e jogo. Então temos que nos esforçar cada vez mais para ser profissionais - conta João Vitor, que revela que há muitos outros meninos brasileiros e também africanos, no futebol de base português.

VÍDEO: santa-marienses marcam presença em ultramaratona na Argentina

Preparação 

De férias nos clubes estrangeiros em Santa Maria, os dois não descuidam da parte física e mantêm o ritmo na cidade. Mateus e João Vitor treinam na escolinha do Marítimo, de Portugal, que existe na cidade. O último ainda também faz trabalhos físicos na Escolinha Piá.  

- O Mateus já realizou avaliações no Marítimo lá em Portugal, e é importante o trabalho realizado aqui em Santa Maria. O João Vitor já enfrentou inclusive o Marítimo lá em Portugal, quando esteve atuando no Benfica. A presença deles em nossos treinamentos serve como um incentivo para os demais. Eles passam experiência e são a prova de que muito garotos têm oportunidades no futebol - avalia Neves.

Leia mais sobre Esportes

Mateus e João Vitor irão jogar pelo Marítimo a Copa São Gabriel Sub-15, dia 28 de julho, que contará também com os donos da casa, São Gabriel, a unidade da Chapecoense em Santa Maria, e a Escolinha do Grêmio em Santa Maria.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190