prevenção

Comitê Olímpico Brasileiro pede adiamento das Olimpíadas 2020

Comitê Paralímpico também discorda da realização dos Jogos neste ano

18.395
Foto: Foto: Heitor Vilela (COB/Divulgação)

Foto: Heitor Vilela (COB/Divulgação)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) passou a defender, na manhã deste sábado, que os Jogos Olímpicos de Tóquio sejam adiados por um ano. No fim da tarde de sexta, o comitê já havia manifestado sua preocupação com a doença e a dificuldade que atletas estão enfrentando para se "prepararem da melhor forma" para os Jogos.

Já o Comitê Olímpio Internacional (COI) defende que ainda é cedo para tomar o que chamou de "medidas drásticas" e por enquanto sustenta que a Olimpíada do Japão terá sua cerimônia de abertura no dia 24 de julho.

- A posição do COB se dá por conta do notório agravamento da pandemia da Covid-19, que já infectou 250 mil pessoas em todo o mundo, e pela consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global - diz a nota oficial da entidade.

LEIA MAIS
Coronavírus: postos de combustíveis vão funcionar com horários restritos e sem abrir aos domingos
Brasil já registra transmissão comunitária de coronavírus em todo o país
Coronavírus: consultas gratuitas por videochamadas começam neste sábado em Santa Maria

Entidades internacionais, como os comitês olímpicos da Espanha e da Noruega, assim como a USA Swimming (federação de natação dos EUA), também já se manifestaram oficialmente pelo adiamento. 

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, afirmou que o avanço do novo coronavírus por todo o mundo faz com que não haja "qualquer hipótese para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na data prevista".

- Acredito que não haverá condições para que se façam os Jogos. Entendo ainda que seria fundamental uma posição imediata do COI (Comitê Olímpico Internacional), que na última semana se manifestou encorajando os atletas a buscarem formas de treinar. Uma mensagem, inclusive, que vai contra o que foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que as pessoas têm que se isolar - disse Mizael. 

FUTEBOL NO BRASIL
Na última sexta-feira, o último estadual de futebol em ação no território brasileiro foi interrompido. O presidente da Federação Roraimense, José Gama Xaud, decidiu suspender o campeonato de seu estado por tempo indeterminado por conta do avanço do coronavírus. Segundo o presidente da Federação Roraimense, a suspensão acontece porque a "pandemia do coronavírus tem se alastrado por todo o mundo". Isso levou à "necessidade momentânea de evitar aglomerações de pessoas".

Desta forma o futebol brasileiro parou por completo, com a interrupção, nos últimos dias, de todos os estaduais e das competições nacionais, estas após decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

*Com informações da Agência Brasil


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190