🔒exclusivo assinantes

Com milhões de visualizações nas redes sociais, santa-mariense cria conteúdos bem-humorados sobre futebol

Com milhões de visualizações nas redes sociais, santa-mariense cria conteúdos bem-humorados sobre futebol

Foto: Beto Albert

A palavra “chorume” diz respeito a um líquido poluente, de cheiro forte, oriundo do lixo que é produzido na sociedade. Apesar do significado negativo, o termo passou a ter um novo sentido na vida do santa-mariense Ian Seligman, de 21 anos. Torcedor do Grêmio e apaixonado pelo futebol, ele é conhecido nas redes sociais como “Chorume do Grêmio” e produz conteúdos que somam milhões de visualizações na internet. Na terça-feira (10), o jovem esteve no programa Papo D Esporte e contou um pouco da sua trajetória.

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A paixão pelo esporte

Desde a infância, Ian Seligman construiu uma relação de amor com o futebol e o futsal, muito entrelaçada com o Grêmio, time que sempre torceu. No esporte da bola pesada, atuou até os 15 anos, passando por equipes tradicionais da cidade, como o Dínamo e o União Independente.

Posteriormente, foi para os campos, onde atuou nas categorias de base do Inter-SM e do Marítimo de Portugal, que possui uma sede em Canoas. Em 2023, defendeu o São Gabriel na Divisão de Acesso sub-20, sendo titular em alguns dos jogos da equipe, que foi eliminada nas quartas de final.

A veia para o meio digital

Na adolescência, o jovem passou a ter interesse por edição de vídeos e produção de montagens no computador. Ainda em 2023, trabalhou como editor para um streamer, profissional do ramo das transmissões ao vivo, que fazia conteúdos voltados para jogos de futebol no videogame. No mesmo ano, criou o perfil do “Chorume do Grêmio” no Twitter com a ideia de produzir algo que misturasse o futebol com o entretenimento.

– Comecei no Twitter, com um conteúdo mais para o lado do entretenimento, mas focado em fazer as pessoas darem risada. Elas foram gostando, fui me expondo em diferentes redes, entregando outros conteúdos. O meu crescimento foi natural, orgânico, mas mais rápido do que eu imaginava. Hoje eu consigo atingir um número de pessoas que eu nunca imaginei atingir – contou o jovem.

No entanto, a identidade por trás da página só foi revelada meses depois. Em uma das postagens nas redes, o santa-mariense criou a “saga do Detran”, na qual ele mostrava a ida até a prova final para tirar carteira de motorista de forma irônica, simulando uma competição. Em função de ter sido aprovado na quarta tentativa, as postagens tiveram sequência e foram responsáveis por aumentar o engajamento do perfil. No momento da aprovação, o jovem decidiu que mostraria o rosto no perfil e publicou uma foto.

Sucesso nas redes sociais

Após o resultado positivo, Ian Seligman criou perfis em outras redes sociais, como Instagram e TikTok, além de aumentar a frequência da produção de transmissões ao vivo na plataforma Twitch. Inclusive, as lives, como são chamadas, permitiram que ele criasse um ambiente descontraído com seus seguidores. Além de usar o recurso para conversar, o gaúcho abriu transmissões em todos os jogos do Grêmio, passando pelo pré-jogo, a partida e as entrevistas após o apito final.

– Eu sou só mais um torcedor em meio aos demais. Acho que isso é o meu diferencial, as pessoas percebem que eu sou alguém comum. Eu vou estar lá vendo o jogo e fazendo o meu conteúdo, vou xingar o jogador, como todos xingam, e quando tiver que elogiar, eu vou elogiar. As pessoas gostaram da minha personalidade e, graças a isso, eu cheguei até aqui – ressaltou Seligman.

Um dos conteúdos favoritos do público são as reações às entrevistas coletivasFoto: Reprodução

No momento, os números do “Chorume do Grêmio” crescem a cada dia. No Twitter, são 20 mil seguidores, mas a plataforma já não é mais a que Ian utiliza como principal. No Instagram, a conta possui 63,4 mil seguidores, enquanto no TikTok são 124 mil. Em ambas as plataformas, o jovem possui vídeos que somam milhões de visualizações. Na Twitch, tem 21 mil seguidores e chega a fazer transmissões que superam os 20 mil espectadores totais. Já no YouTube, possui um canal de cortes das lives com 17 mil inscritos e mais de um milhão de visualizações.

Vale destacar que o criador de conteúdo também já foi notado por personalidades conhecidas do meio digital e do meio esportivo. O influenciador Casimiro já comentou sobre os vídeos de Ian em suas lives. Da mesma forma, o santa-mariense é bloqueado nas redes sociais pelo zagueiro gremista, Rodrigo Ely, e não sabe dizer o motivo específico para o fato.

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Santa-marienses garantem títulos em competição estadual de bicicross Anterior

Santa-marienses garantem títulos em competição estadual de bicicross

Federação Gaúcha de Futebol divulga a tabela básica do Gauchão de 2025 Próximo

Federação Gaúcha de Futebol divulga a tabela básica do Gauchão de 2025

Esportes