contatos Assine
Caiaques a bordo

Com 11 atletas na delegação, Asena embarca para o Brasileiro de Canoagem

28 Agosto 2018 20:17:00

Competição nacional começa nesta quinta-feira, em Curitiba, no Paraná

Naiôn Curcino
Foto: Foto: Charles Guerra (Diário)
Delegação da Asena tem 11 atletas

Foto: Charles Guerra (Diário)
Delegação da Asena tem 11 atletas

Acima dos 850 quilômetros que os 11 atletas da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena) vão precisar percorrer para chegar até Curitiba, está o sonho de muitos deles. Alguns, de conquistar uma medalha, outros, de participar de uma Olimpíada, ou mesmo os dos mais velhos, que tem por objetivo ver o sucesso dos mais novos. A delegação embarcou na tarde desta terça-feira para a capital paranaense, onde disputa, a partir de quinta-feira, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade. 

Asena volta do Brasileiro de Canoagem com 10 medalhas

A delegação deste ano é menor em relação ao ano passado, quando 17 canoístas participaram da competição e trouxeram 10 medalhas para Santa Maria. Segundo um dos coordenadores da Asena, Givago Ribeiro, a decisão de levar menos gente é reconhecer o maior esforço e dedicação daqueles que são o futuro da entidade. 

Com 17 atletas na delegação, canoagem de Santa Maria embarca ao Campeonato Brasileiro

- É uma questão de justiça com os próprios atletas. Esses estão aqui há bastante tempo, estão dando uma boa sequência, evoluindo nas categorias - explica Givago. 

A maior esperança de medalhas da Asena para esta edição do Brasileiro é Mariane dos Santos, 23 anos. A atleta já fez parte da seleção brasileira de canoagem e busca uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Além disso, ela defende o título no K4-500m, mas também foi campeã no k2-200, que, neste ano, não terá disputas.

Asena conquista nove medalhas em duas competições no fim de semana

- O campeonato é uma primeira fase para o ciclo olímpico, porque o ano que vem já temos Pré-Olímpico. A Mariane tem que fechar o ano entre as duas melhores do país para buscar essa vaga. Esse é o grande objetivo da Asena - afirma Givago. 

Asena é campeã geral em evento de canoa havaiana e SUP

- Este ano estou bem mais preparada. Treinei bem mais do que no ano passado. O foco é ir para cima da Ana Paula (Vergutz, titular da seleção). Ela não pôde treinar muito, só competir, mas tem muita garra - projeta Mariane. 

OS REPRESENTANTES 

Além de Mariane e Givago, na sênior (principal) também competem Wesleyn Schiefelbein, Pedro Lucas Silva e Alexandre Stanque. No categoria cadete, estão na disputa Felipe Aumeida, Dieferson Espíndola e Kauã Rodrigues. Na menor, a Asena estará representada por João Aumeida e Emily Santos. Na infantil, Gustavo Silva carregará o nome da equipe em águas paranaenses. Além de medalhas, o Brasileiro de Canoagem conta pontos para o ranqueamento do Bolsa-Atleta. 


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190