
Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
O Brasileirão Feminino começa neste sábado (22), com dois dos três times gaúchos em campo. As primeiras partidas de Inter e Juventude abrem o campeonato, às 16h.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As Gurias Coloradas enfrentam o Bahia, no campo do Sesc em Porto Alegre, enquanto a equipe do Juventude recebe o América Mineiro (MG), no Estádio Montanha dos Vinhedos em Bento Gonçalves.
As Gurias Gremistas iniciam o campeonato longe de casa, no domingo (23), às 18h30min. Em Nova Lima, na grande Belo Horizonte, enfrentam a equipe do Cruzeiro. O Tricolor é o único gaúcho a ter entrado em campo neste ano. No início de março, enfrentou o Corinthians na Supercopa do Brasil Feminina. Mesmo jogando em casa, na Arena, não conseguiram segurar as atuais pentacampeãs nacionais e saíram derrotadas por 3 a 0.
Na temporada passada, a dupla Gre-Nal foi eliminada nas quartas de final do Campeonato Brasileiro. Já as Gurias Jaconeras subiram para a elite nacional feminina pela primeira vez, após alcançar as semifinais do Brasileirão Feminino A2. No Gauchão, realizado entre agosto e novembro de 2024, o Grêmio conquistou o seu quinto título estadual após vencer o Inter na final. O Juventude terminou com a terceira colocação.
O Brasileirão Feminino deste ano segue a mesma fórmula das temporadas passadas. São 16 equipes participantes, que jogam em turno único, totalizando 15 partidas na primeira fase. As oito melhores colocadas avançam para o mata-mata. O Corinthians, detentor de seis títulos e cinco conquistas consecutivas, é o grande favorito para erguer a taça mais uma vez. Este ano, entretanto, começou a temporada com um revés. Na final da Supercopa do Brasil, não saiu do zero a zero contra o São Paulo e acabou perdendo a disputa por pênaltis e o título para o rival.
O jogo do Grêmio é o único com transmissão definida, até o momento. A TV Brasil anuncia a partida contra o Cruzeiro.
Confira as prováveis escalações das três equipes gaúchas:
Grêmio: Raissa; Dani Barão, Tayla, Mónica Ramos e Raissa Bahia; Bia Santos (Jessica Peña) e Daniela Montoya; Camila Pini, Drika (Maria Dias) e Giovaninha; Yamila Rodríguez. Técnica: Thaissan Passos.
Inter: Tainá; Ketlin (Lorranny), Bruna Benites, Fefa Lacoste (Leticia Debiasi) e Katrine; Gabi Morais (Capelinha), Julia Bianchi e Rafa Mineira; Belén Aquino, Paola Pereira e Anny Marabá. Técnico: Jorge Barcellos.
Juventude: Renata May; Grazi, Hericka Sorriso, Carla Cruz (Rayane) e Ingrid Buzzini (Maiza); Alice, Drielly (Dani Venturini) e Pissaia; Teté, Jaielly e Kamile Loirão. Técnico: Luciano Brandalise.
Leia mais: