🔒 exclusivo assinantes

Brasileirão conta com mais jogadores argentinos do que gaúchos; saiba de onde são os atletas dos 20 clubes participantes

Brasileirão conta com mais jogadores argentinos do que gaúchos; saiba de onde são os atletas dos 20 clubes participantes

Foto: Ricardo Duarte, Rodrigo Coca, Lucas Uebel

A primeira rodada do Brasileirão Série A 2025 ocorre neste fim de semana. No sábado (29), os três times gaúchos na disputa entram em campo pela primeira vez. Às 18h30min, Juventude e Grêmio iniciam a competição, em casa. No Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Jaconero recebe o Vitória, enquanto em Porto Alegre, o Tricolor enfrenta o Atlético Mineiro. Mais tarde, às 21h, é a vez do Inter estrear no Maracanã, contra o Flamengo. Ao todo, 618 atletas compõem os elencos dos 20 times participantes do principal campeonato nacional. Mas quantos deles são gaúchos? E quantos deles representam a região central do Estado? Qual o time mais gaúcho da competição? E o mais internacional?

O Diário foi atrás das respostas por meio de um levantamento das cidades e países de origem dos jogadores, realizado com base nos dados disponíveis nos sites oficiais dos clubes. 

Rio Grande do Sul é o quinto Estado com mais jogadores na Série A

Entre os 618 atletas analisados, 487 são brasileiros. Destes, apenas 30 nasceram no Rio Grande do Sul. O número, em comparação ao total, pode parecer pequeno. Porém, o Estado é o quinto com mais representantes entre os jogadores. 

Na primeira colocação, São Paulo se destaca como o Estado com mais atletas: são 147. Em seguida, Rio de Janeiro (76), Minas Gerais (49) e Bahia (37) completam as quatro primeiras posições, a frente do Rio Grande do Sul. Apenas três Estados não têm atletas na elite do futebol masculino nacional: Amazonas, Amapá e Rondônia. 

Entre as regiões do país, o domínio sudestino é gritante. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo representam mais de 50% dos atletas brasileiros, com 279 de 487. Em seguida, o Nordeste, com 101, é o segundo com mais representantes. Sul (66), Centro-Oeste (28) e Norte (13) completam a lista.

De onde são os 30 atletas gaúchos do Brasileirão?

Porto Alegre, como esperado, é a cidade que mais representa os gaúchos na Série A, com sete atletas nascidos na capital do Estado. Somente outras duas cidades gaúchas têm mais de um jogador: Pelotas e Santa Cruz do Sul, ambas com dois representantes. Os demais 19 gaúchos são de cidades diferentes. 

Apenas um é nascido na região de cobertura do Diário de Santa Maria. Charles, volante do Corinthians, com passagem pelo Inter, é natural de Santiago. O atleta de 28 anos também passou por Sport, Ceará e Midtjylland, da Dinamarca. 

Confira quem são e onde nasceram os jogadores gaúchos:

Entre as equipes com mais atletas do Rio Grande do Sul em seus elencos, uma surpresa: o Ceará. Com cinco gaúchos, a equipe nordestina divide o posto com o Grêmio. Quem fecha o “pódio” é a outra equipe da capital cearense, o Fortaleza, com três atletas.

Juventude, com dois, e Inter, com apenas um, completam o número de apenas oito atletas nascidos no Estado e que representarão os times gaúchos. 

Na Série A deste ano, apenas quatro equipes não contam com atletas daqui em seus elencos: Atlético Mineiro, Palmeiras, Santos e Sport. Confira a relação:

Equipe
Atletas gaúchos
Ceará
Pedro Raul, Keiller, Aylon, Pedro Henrique e Fernando Miguel
Grêmio
Thiago Beltrame, Jorge, Rodrigo Ely, Edenilson e Ronald
Fortaleza
João Ricardo, Titi e Tinga
Botafogo
Alex Telles e Raul
Cruzeiro
Cássio e William
Juventude
Alan Ruschel e Kelvi
São Paulo
Jandrei e Ruan Tressoldi
Bahia
David Duarte
Corinthians
Charles
Flamengo
Léo Ortiz
Fluminense
Everaldo
Inter
Anthoni
Mirassol
Léo Gamalho
RB Bragantino
Eduardo Sasha
Vasco
Jair
Vitória
Fabrício Santos
Atlético-MG, Palmeiras, Santos e Sport
Nenhum

Inter é um dos menos “bairristas”; Corinthians é o mais

Com 147 atletas paulistas na competição, era esperado que um time de São Paulo fosse o mais “bairrista”. O Corinthians, com 13 jogadores, é o time com mais representantes de seu próprio Estado, em seu elenco. Botafogo (12), Santos (11), Vasco (11) e Mirassol (10) fecham o top cinco.

Conhecidos pelo “bairrismo”, os gaúchos ocupam as últimas posições deste ranking. O Inter, junto com Ceará e Sport, é o time com menos atletas de seu Estado: somente um. O goleiro Anthoni, natural de Canela, é o único gaúcho do elenco colorado

Clubes com mais atletas do seu próprio estado 
Corinthians
13 
Botafogo
12
Santos e Vasco
11 (cada)
Mirassol
10
Palmeiras
9
Atlético Mineiro
8
RB Bragantino
7
Fluminense, São Paulo e Vitória
6 (cada)
Cruzeiro, Flamengo e Grêmio
5 (cada)
Bahia
4
Fortaleza e Juventude
2 (cada)
Ceará, Inter e Sport
1 (cada)

Domínio argentino entre estrangeiros e o time mais “internacional” da competição

Argentina tem mais atletas na Série A do que 23 estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre os 131 estrangeiros presentes nos elencos dos clubes brasileiros, 43 são argentinos. Outros países da América do Sul também se destacam no número de atletas, como Uruguai (26), Colômbia (15) e Paraguai (12).

A Europa, apesar de ter um número considerável em relação a outros anos, continua longe de ser o continente com mais representantes. Os sul-americanos representam 116 jogadores dos 131 estrangeiros. Completam a lista 12 europeus e três africanos.

Países com mais representantes

Argentina
43 
Uruguai
26
Colômbia
15
Paraguai
12
Equador e Venezuela
7 (cada)
Portugal
6
Chile
5
Angola
2
Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda,
Peru, Rep. Democrática do Congo, Suíça
1 (cada)

Apesar de seu nome, o Inter não é o time mais “internacional” da competição. Na verdade, quem detém este posto é o seu maior rival. Com 11 estrangeiros, o Grêmio é disparado o clube com mais atletas de outros países em seu elenco. Fortaleza e Vasco, com 10, fecham o “pódio”. Logo atrás, com nove, estão Inter e Fluminense.

O Juventude se destaca como um dos três times com menos estrangeiros. São apenas três: os colombianos Batalla e Giraldo e o venezuelano Wilker Ángel. O Vitória, com apenas um, e o Mirassol, que não tem estrangeiros em seu elenco, completam a lista.

Elencos com mais estrangeiros
Grêmio
11 
Fortaleza e Vasco
10 (cada)
Fluminense e Inter
9 (cada)
Corinthians, Palmeiras e Sport
8 (cada)
Atlético-MG, Flamengo, RB Bragantino e São Paulo
7 (cada)
Cruzeiro
6
Bahia, Botafogo, Ceará e Santos
5 (cada)
Juventude
3
Vitória

Mirassol
Nenhum

*Todos os dados foram coletados em 26 de março de 2025

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-mariense é campeão estadual no Mato Grosso pelo Primavera Anterior

Santa-mariense é campeão estadual no Mato Grosso pelo Primavera

Como é pedalar com apenas 9km de ciclovias em Santa Maria Próximo

Como é pedalar com apenas 9km de ciclovias em Santa Maria

Esportes