no pódio

Atleta de Santa Maria conquista Bronze em Mundial de Judô

José Newton Vargas participou do Mundial de Veteranos, no Marrocos


Foto: Confederação Brasileira de Judô (divulgação)
José Newton Vargas (à direita) ficou com o bronze na categoria M6 até 66kg

O atleta de Santa Maria José Newton Vargas, 56 anos, conquistou uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô de Veteranos, em Marrakech, capital do Marrocos, na África. Vargas competiu na categoria M6 até 66kg, foi o único representante de Santa Maria na Seleção Brasileira e representou a equipe Kageyama Ong Mutação. Ele subiu ao pódio na última sexta-feira.

Promoção dá dois ingressos e acesso ao camarim de D'Alessandro

O atleta conquistou a classificação para o Mundial através do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano em Santiago, no Chile. Na oportunidade, foi vice-campeão. No Campeonato Brasileiro, disputado no Rio Grande do Norte, foi o terceiro. De Santa Maria, outros dois atletas - Igor Mafaldo e Everton Simões - conquistaram o direito de participar do Mundial, mas não puderam por motivos financeiros. A equipe contou com recursos do Proesp, mas apenas para o Campeonato Brasileiro. Para o Mundial, cada atleta teve que custear a própria passagem.

Na campanha, o gaúcho enfrentou apenas franceses. Ele venceu Cristophe Berthelot nas oitavas, Belkacem Merbarki nas quartas, e foi derrotado por Nacer Nouasria na semi. Na repescagem, em busca do bronze, venceu Patrick Martin e garantiu o pódio.

Pains é bicampeão do Citadino de Basquete

- Muita preparação e abdicação. O Newton vem lutando eventos internacionais e nacionais há quatro anos, investe na preparação por conta própria, teve lesões graves, operou manguito do ombro e está aí. A medalha é fruto da preparação a longo prazo e também do esforço dele e dos companheiros de equipe. O título é muito dele, merece! Tinha ex-medalhista olímpico na categoria dele que não medalhou - comemora Christian Bertoia, um dos treinadores do atleta.

José Newton chegou ontem a Santa Maria após a conquista. 

Leia mais sobre esportes 

O Campeonato Mundial de Veteranos é chancelado pela Federação Internacional de Judô. A edição de 2019 conta com a participação de 1183 judocas de 41 países, entre os quais, 68 brasileiros (57 homens e 11 mulheres)



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190