Momento delicado

Arbitragem santa-mariense está unida para auxiliar tratamento de árbitra

Janaina Fernandes passa por tratamento de um câncer e recebe o apoio de colegas de profissão

18.388

Foto: Gabriel Haesbaert
Janaina atua há mais de 10 anos no futsal nas funções de cronometrista e anotadora

A arbitragem de Santa Maria está unida em prol de uma boa causa. A oficial de mesa, cronometrista e anotadora, Janaina Fernandes, descobriu, no último mês de fevereiro, por meio de um autoexame, um câncer de mama. Ela passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e desde maio realiza sessões de quimioterapia.

Devido ao tempo que ela teria que esperar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer os exames na rede pública, Janaina fez os procedimentos de forma particular. E, por isso, agora, necessita correr atrás de recursos para sanar todos os gastos.

Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço

- Para acelerar o processo de tratamento, eu adquiri algumas dívidas através de empréstimos e se não fosse a mobilização que alguns amigos e colegas estão fazendo seria ainda mais pesado para mim. Essa pandemia dificulta muito a entrada de recursos já que os jogos estão suspensos - comenta a árbitra.

Recentemente, Janaina trabalha em uma empresa de design gráfico, mas em virtude do tratamento encontra dificuldades.

- Por causa do tratamento, eu tive que diminuir minha demanda de pedidos, e mesmo trabalhando de casa, isso dificulta para a entrada de verba - explica.

UNIDOS
Janaina fez o curso da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) em 2010 e atua profissionalmente desde então. Ela integra a Associação Santamariense de Árbitros de Futebol (ASAF), mas conta também com o apoio de outras entidades da cidade pertencentes à arbitragem.

- A arbitragem demonstra estar unida por uma causa - afirma Luiz Carlos Lemos, árbitro da Associação Central de Árbitros de Santa Maria (ACASM).

Leia mais sobre Esportes

Lemos comanda uma ação que contará com o apoio do jogador profissional de futsal, Everton, natural de Júlio de Castilhos, ex-Atlântico, de Erechim, e que defende atualmente o FC Chrudim, campeão da Liga Nacional da República Tcheca. O atleta doou uma camiseta para uma rifa e todo o valor que for arrecadado será destinado para auxiliar Janaina.

Quem quiser ajudar financeiramente no tratamento, pode ligar para a própria Janaina, no telefone (55) 99991-8209.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190