Coluna Gilson Alves

A Divisão de Acesso já tem data para recomeçar

Competição deve reiniciar em agosto. Até lá, situação financeira preocupa os clubes

Gilson Alves

Foto: Renan Mattos (Diário)
Inter-SM e São Gabriel são os representantes da região na competição

Óbvio que, no atual momento, a principal preocupação de todos deve ser o controle da pandemia do coronavírus. Mas, também é verdade, que o esporte envolve muitos profissionais, portanto estabelecer uma data para quando determinada competição pode ser retomada é sempre importante. Queira ou não, muitas pessoas "vivem" do futebol, e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) oficializou uma previsão, a partir da última quarta-feira, no que diz respeito à Divisão de Acesso: a competição deve reiniciar em agosto.

Clubes da Divisão de Acesso vão criar comissão para renegociar contratos

- É uma previsão sim, sempre observando as orientações do governo e das autoridades sanitárias - disse Luciano Hocsman, presidente da FGF. Como bem disse o mandatário, é somente um planejamento, mas é tudo que, principalmente os clubes pequenos e médios, precisam para se "reprogramar", visto que para eles as receitas já são escassas em tempos comuns, então imaginem em meio à pandemia.

Outro item bastante relevante quando se projeta um retorno às competições é a renegociação dos contratos. Por isso, na tarde da última quinta-feira, os departamentos jurídicos dos clubes, Federação e Sindicato dos Atletas deram o passo inicial para uma readequação dos vínculos.

Após videoconferência, Divisão de Acesso deve recomeçar em agosto

A partir da previsão de retorno do campeonato, o Inter-SM, conforme o presidente Jauri Schneider Daros, deve realizar uma espécie de pré-temporada de, pelo menos, 10 dias. A notícia boa para os alvirrubros é que Jauri projeta que quase 100% do grupo de jogadores permaneça no Estádio Presidente Vargas, e que o centroavante Eduardo, o Edugol, recuperado de lesão, possa assinar contrato.

Pode ser cedo, mas já temos um norte para voltar a sonhar com a "fatia" do futebol que está mais perto de nós, a Divisão de Acesso.

Foto: Rodrigo de Aguiar (Papareia News)
São Paulo, de Rio Grande, é uma das equipes que pode desistir da disputa da Divisão de Acesso

Falta de recursos é uma ameaça
Se comemoro no texto acima, o provável retorno da Divisão de Acesso do futebol gaúcho, também constato que a parte financeira preocupa, e muito, as diretorias. A grande questão é como os clubes vão se manter enquanto segue a pandemia. Assim como os demais setores, a economia do futebol foi afetada e se os grandes times reduziram custos e salários dos seus atletas, o que resta aos times do interior. Depois da videoconferência, e até um pouco antes, muitas equipes acenaram a possibilidade de desistir de participar das competições nesta temporada. O São Paulo, de Rio Grande, que liderava o Grupo A do Acesso com sete pontos cogita não jogar o campeonato. O presidente do clube do Sul do Estado, Deivid Pereira, afirma que vai colocar o cargo à disposição. 

Leia mais sobre Esportes

O jornalista Leonardo Oliveira, da Rádio Minuano, acompanha o São Paulo, e sabe das dificuldades. 

- É uma situação difícil. Ainda mais para o São Paulo, um time que depende exclusivamente do seu torcedor. Quem mantém o São Paulo é o torcedor. O planejamento é montado com o objetivo de fazer uma campanha que leve a torcida a campo, e consequentemente o clube tenha condições de pagar as contas. O problema vai ser que, quando o futebol retornar, a tendência é que os torcedores em razão de terem outras contas, deixem o lazer em segundo plano. E a realidade do São Paulo é a mesma de muitas das equipes da Divisão de Acesso - opina Rodrigues.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190