
Foto: Beto Albert

Encerrada a primeira divisão do Gauchão deste ano, todas as atenções do futebol estadual voltam para a Divisão de Acesso. Na segunda-feira (17), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou o congresso técnico da competição, para definir a fórmula de disputa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Inter-SM e os outros 15 participantes jogarão a primeira fase entre si, em um único turno. O clube santa-mariense já sabe que fará sete partidas no Estádio Presidente Vargas e oito jogos fora de casa. Com a estreia do torneio marcada para 17 de maio, aniversário de Santa Maria, a expectativa é de que o primeiro jogo do Alvirrubro seja em casa.
Pedro Della Pasqua, presidente do clube, confirmou a intenção do clube de jogar a primeira partida na Baixada, no programa Papo D Esporte (CDN 93.5 FM) de quarta-feira (19), com apresentação de Arthur Camponogara. Confira no vídeo:
– A gente quer jogar em casa, se possível no sábado, para fazer um grande evento. Trancar as ruas, colocar food truck, chopp para o pessoal lá fora, já que não pode beber dentro do estádio. A gente já sabe que vai receber casa cheia. Assim que sair a tabela, no início de abril, poderemos confirmar. Mas não tenho a menor dúvida que vai ser um dia histórico para a cidade – afirma o presidente.
Sobre a nova fórmula da competição, Pedro Della Pasqua se mostrou favorável à mudança. De acordo com o dirigente, a antiga fórmula nem foi a debate. Mesmo jogando mais fora do que dentro de casa, com despesas maiores e viagens mais longas, o Inter-SM vê com bons olhos a mudança.
– Como nós estamos há muito tempo no Acesso, o nosso torcedor não aguenta mais os mesmos adversários. Os próprios patrocinadores dizem “vocês só jogam numa região, minha marca já tá ali”. E na parte técnica, é a forma mais justa de decidir as melhores equipes, porque, às vezes, um grupo ficava muito mais forte que o outro. Vai dar mais despesa, mas a gente precisa dessa mudança e está com orçamento para suportar ela – argumenta Pedro Della Pasqua.

Leia mais
- Um jogo a cada três dias, por dois meses: a maratona que espera a dupla Gre-Nal em abril e maio
- Quem é Vitor Júnior? Conheça o novo reforço do Inter-SM para a Divisão de Acesso
- Gre-Nal na Rússia? Uruguaios no Gauchão? Entenda os rumores que envolvem o futebol gaúcho
Bruno Coutinho, novo técnico do Inter-SM, também esteve presente no programa, para falar sobre as expectativas para a competição. A pré-temporada da equipe tem início marcado para 7 de abril. Em relação à reforços, o treinador garantiu que novos jogadores devem ser incorporados para dar mais robustez ao elenco, entre eles um centroavante e um nome conhecido no cenário gaúcho.
– O nove não é uma carência só do Inter-SM, é uma carência mundial, nacional. A gente sonha em ter um atleta que dê conta das valências que um centroavante precisa ter. [Para outras posições] o nome do Itaqui é um que me agrada, porque já trabalhei com ele. Além de ser um grande atleta, também tem características interessantes para a competição, a bola parada em especial. O que posso garantir para o torcedor é que estamos bem acelerados nesse processo.
Perguntado sobre o tamanho ideal do elenco, Coutinho afirmou que o clube pretende contratar dois jogadores por posição, o que elevaria o número para cerca de 30 atletas. Na semana passada, Vitor Junior foi o primeiro reforço anunciado. Outros 17 jogadores já possuíam vínculo com o clube. A ideia, segundo o técnico e o dirigente, é mesclar jovens promessas da base alvirrubra e jogadores experientes.
Em relação ao trabalho que está sendo feito até o momento, Coutinho mostrou convicção no desempenho do clube na Divisão de Acesso de 2025:
– [Pelo profissionalismo do clube] eu falo com propriedade que nenhuma outra equipe no estado está fazendo o que nós estamos fazendo. A gente acredita muito [no acesso], nós não temos plano B. E tomara que a gente consiga trazer de fato esse primeiro jogo para Santa Maria, para que seja uma festa linda e para que esse seja o nosso cartão de visita, para que o torcedor se identifique com esse novo trabalho. E que o torcedor saiba que está tudo sendo feito da melhor maneira possível, que nada disso é garantia de resultado, mas que os melhores estarão aqui conosco. Os melhores já estão aqui - afirmou o treinador.
Confira a entrevista completa: