Foto: Beto Albert
A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no mundo na atualidade. Em Santa Maria, o movimento também é popular e algumas provas já estão presentes no calendário anual dos competidores. Neste domingo (24), ocorre a primeira edição da Rústica AnaSkin - Saúde e Autoestima Correm Juntas, que reunirá 400 pessoas em provas de corrida e de caminhada, nas ruas da cidade. Apesar de inédito, o evento já mostra potencial para ser disputado nos próximos anos, principalmente pelo entusiasmo dos corredores.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A iniciativa
Após competir na segunda edição da Maratona de Santa Maria, na categoria dos 10 km, a médica Ana Cláudia Cabeço, proprietária da clínica AnaSkin, fez uma brincadeira nas redes sociais sobre fazer uma rústica. Em função do interesse dos seguidores, ela procurou o treinador Ítalo Ribeiro, proprietário da Ítalo Ribeiro Assessoria em Corrida, que a ajudou na organização da prova.
– Estamos muito felizes com a repercussão da rústica. No início, eram 350 inscritos, mas nós conseguimos aumentar para 400, porque eram muitos pedidos. A energia vai estar muito legal e temos certeza que será um super evento – disse Ana Cláudia Cabeço.
Por se tratar de um esporte acessível e que está em crescimento, a Rústica AnaSkin deve receber muitos competidores amadores, que praticam para manter uma vida saudável, assim como para criar uma rede de amizades. Apesar da premiação e da disputa envolvida, a recomendação para aqueles que correm de forma não profissional é que aproveitem o percurso e o ambiente, que estará favorável para a troca de interações com os demais participantes.
– Venha, no domingo, participar da Rústica AnaSkin, sem muita pressão por resultado, mas sim para aproveitar tudo que o evento está organizando e oferecendo aos atletas. Depois da prova, se você tiver gostado de participar, procure uma assessoria de corrida, um profissional de educação física para poder seguir no esporte – ressalta Ítalo Ribeiro.
O amor pela corrida
Entre os inscritos, a expectativa está alta. Uma das principais motivações que os levam a competir em provas de corrida de rua é a relação de amizade com os outros participantes. Muitos ingressam no esporte por incentivo de amigos e acabam aumentando a rede de parceiros a partir dos treinos e competições.
– Além da corrida, é um momento de confraternização para estarmos com pessoas que a gente gosta. É fundamental ter as parcerias, um grupo de amizades, porque além do exercício, nós nos tornamos uma família. O momento faz muito bem para o nosso físico, mas também para o nosso mental – disse a cirurgiã dentista Patrícia Campagnol, de 44 anos.
A partir dos novos relacionamentos, algumas pessoas melhoram a qualidade de vida, unindo a prática esportiva com a diversão. No caso da executiva de vendas Mariane Hoffmann, 36 anos, a corrida de rua serviu como uma forma de encontrar um novo sentido para a vida após a morte de familiares próximos. Apesar de pouco tempo praticando o esporte, ela já percebe os efeitos positivos que impactam na sua forma de viver.
– Eu comecei em janeiro deste ano. A corrida e o esporte vieram como uma salvação da minha parte psicológica. Eu tive a perda da minha mãe e da minha avó ao mesmo tempo e, graças a Deus, eu encontrei pessoas que me mostraram um novo sentido de viver. A corrida vai além do esporte, ela também é relacionamento e é saúde. Eu corro por mim e pela minha família – conta Mariane.
Quem também destaca os benefícios na saúde mental é o eletricista Gil Machado, 42 anos. Ele destaca que a principal competição é aquela contra si mesmo, pensando sempre em superar as marcas pessoais e evoluir.
– O corredor amador, na maioria das vezes, não compete contra os outros, ele compete contra si mesmo. Eu tinha 120 kg quando comecei a correr e, hoje, tenho 100 kg, graças à corrida, que além de uma atividade física, é uma terapia. A superação é diária – destacou.
A prova
A rústica será dividida em duas distâncias: 3 km, que será disputada na caminhada e na corrida, e de 6 km, que só terá a opção de correr. A largada será na Basílica da Medianeira, localizada na Avenida Nossa Senhora Medianeira, a partir das 7h. Vale destacar que o trajeto é o mesmo para as três provas, sendo que na maior distância ele contará com duas voltas.
Todos os participantes receberão medalhas e os cinco melhores das categorias gerais terão direito a medalhas personalizadas, além de troféus e brindes. Vale destacar que cada inscrito receberá um kit composto por ecobag, camiseta, viseira, garrafa e toalha, sendo custeado pelo valor da inscrição, que também exige 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa.
Retirada dos kits
- sexta-feira (22): das 15h às 19h, na Olpe Colchões, Rua Serafim Valandro, 1284.
- sábado (23): das 14h às 18h, na Olpe Colchões, Rua Serafim Valandro, 1284.
- domingo (24): das 5h30 às 6h30, no local da prova, na Basílica Medianeira.
Largada
- Corrida de 3 km: 7h
- Corrida de 6 km: 7h03min
- Caminhada de 3 km: 7h05min
*A recepção dos competidores, familiares e da comunidade está marcada para as 6h
Percurso
- Saída da Basílica da Medianeira em direção à esquina da Avenida Fernando Ferrari. Após, volta pela Avenida Medianeira até a esquina da Rua General Osório, quando retorna à Basílica para concluir o percurso.
- A prova dos 6 km realiza o mesmo trajeto, mas com duas voltas
Mapa do evento