Rústica AnaSkin: percurso, retirada dos kits e a expectativa dos atletas para a prova de domingo

Rústica AnaSkin: percurso, retirada dos kits e a expectativa dos atletas para a prova de domingo

Foto: Beto Albert

A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no mundo na atualidade. Em Santa Maria, o movimento também é popular e algumas provas já estão presentes no calendário anual dos competidores. Neste domingo (24), ocorre a primeira edição da Rústica AnaSkin - Saúde e Autoestima Correm Juntas, que reunirá 400 pessoas em provas de corrida e de caminhada, nas ruas da cidade. Apesar de inédito, o evento já mostra potencial para ser disputado nos próximos anos, principalmente pelo entusiasmo dos corredores.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia ​


A iniciativa

Após competir na segunda edição da Maratona de Santa Maria, na categoria dos 10 km, a médica Ana Cláudia Cabeço, proprietária da clínica AnaSkin, fez uma brincadeira nas redes sociais sobre fazer uma rústica. Em função do interesse dos seguidores, ela procurou o treinador Ítalo Ribeiro, proprietário da Ítalo Ribeiro Assessoria em Corrida, que a ajudou na organização da prova.

– Estamos muito felizes com a repercussão da rústica. No início, eram 350 inscritos, mas nós conseguimos aumentar para 400, porque eram muitos pedidos. A energia vai estar muito legal e temos certeza que será um super evento – disse Ana Cláudia Cabeço.

Ítalo Ribeiro, à esquerda, e Ana Cláudia Cabeço, à direita, são os idealizadores da provaFoto: Beto Albert

Por se tratar de um esporte acessível e que está em crescimento, a Rústica AnaSkin deve receber muitos competidores amadores, que praticam para manter uma vida saudável, assim como para criar uma rede de amizades. Apesar da premiação e da disputa envolvida, a recomendação para aqueles que correm de forma não profissional é que aproveitem o percurso e o ambiente, que estará favorável para a troca de interações com os demais participantes.

– Venha, no domingo, participar da Rústica AnaSkin, sem muita pressão por resultado, mas sim para aproveitar tudo que o evento está organizando e oferecendo aos atletas. Depois da prova, se você tiver gostado de participar, procure uma assessoria de corrida, um profissional de educação física para poder seguir no esporte – ressalta Ítalo Ribeiro.


O amor pela corrida

Entre os inscritos, a expectativa está alta. Uma das principais motivações que os levam a competir em provas de corrida de rua é a relação de amizade com os outros participantes. Muitos ingressam no esporte por incentivo de amigos e acabam aumentando a rede de parceiros a partir dos treinos e competições.

– Além da corrida, é um momento de confraternização para estarmos com pessoas que a gente gosta. É fundamental ter as parcerias, um grupo de amizades, porque além do exercício, nós nos tornamos uma família. O momento faz muito bem para o nosso físico, mas também para o nosso mental – disse a cirurgiã dentista Patrícia Campagnol, de 44 anos.

Patrícia Campagnol começou a correr no período da pandemia e se apaixonou pelo esporteFoto: Beto Albert

A partir dos novos relacionamentos, algumas pessoas melhoram a qualidade de vida, unindo a prática esportiva com a diversão. No caso da executiva de vendas Mariane Hoffmann, 36 anos, a corrida de rua serviu como uma forma de encontrar um novo sentido para a vida após a morte de familiares próximos. Apesar de pouco tempo praticando o esporte, ela já percebe os efeitos positivos que impactam na sua forma de viver.

– Eu comecei em janeiro deste ano. A corrida e o esporte vieram como uma salvação da minha parte psicológica. Eu tive a perda da minha mãe e da minha avó ao mesmo tempo e, graças a Deus, eu encontrei pessoas que me mostraram um novo sentido de viver. A corrida vai além do esporte, ela também é relacionamento e é saúde. Eu corro por mim e pela minha família – conta Mariane.

Para Mariane Hoffmann, o vício pela corrida mudou a sua vida para melhorFoto: Beto Albert

Quem também destaca os benefícios na saúde mental é o eletricista Gil Machado, 42 anos. Ele destaca que a principal competição é aquela contra si mesmo, pensando sempre em superar as marcas pessoais e evoluir.

– O corredor amador, na maioria das vezes, não compete contra os outros, ele compete contra si mesmo. Eu tinha 120 kg quando comecei a correr e, hoje, tenho 100 kg, graças à corrida, que além de uma atividade física, é uma terapia. A superação é diária – destacou.

Gil Machado pensa na corrida como uma forma de superar os seus objetivosFoto: Beto Albert


A prova

A rústica será dividida em duas distâncias: 3 km, que será disputada na caminhada e na corrida, e de 6 km, que só terá a opção de correr. A largada será na Basílica da Medianeira, localizada na Avenida Nossa Senhora Medianeira, a partir das 7h. Vale destacar que o trajeto é o mesmo para as três provas, sendo que na maior distância ele contará com duas voltas.

Todos os participantes receberão medalhas e os cinco melhores das categorias gerais terão direito a medalhas personalizadas, além de troféus e brindes. Vale destacar que cada inscrito receberá um kit composto por ecobag, camiseta, viseira, garrafa e toalha, sendo custeado pelo valor da inscrição, que também exige 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. 


Retirada dos kits

  • ​sexta-feira (22): das 15h às 19h, na Olpe Colchões, Rua Serafim Valandro, 1284.
  • sábado (23): das 14h às 18h, na Olpe Colchões, Rua Serafim Valandro, 1284.
  • domingo (24): das 5h30 às 6h30, no local da prova, na Basílica Medianeira.

Largada

  • Corrida de 3 km: 7h
  • Corrida de 6 km: 7h03min
  • Caminhada de 3 km: 7h05min

*A recepção dos competidores, familiares e da comunidade está marcada para as 6h


Percurso

  • Saída da Basílica da Medianeira em direção à esquina da Avenida Fernando Ferrari. Após, volta pela Avenida Medianeira até a esquina da Rua General Osório, quando retorna à Basílica para concluir o percurso.
  • A prova dos 6 km realiza o mesmo trajeto, mas com duas voltas


Mapa do evento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Treinador dá dicas para corredores que irão participar da Rústica AnaSkin neste domingo Anterior

Treinador dá dicas para corredores que irão participar da Rústica AnaSkin neste domingo

Próximo

"Não imaginava que iria atingir um número tão expressivo", diz Anderson Daronco após chegar ao milésimo jogo na arbitragem

Esportes