Foto: Letícia Klusener
O Inter-SM vive um momento de incertezas no planejamento para 2025. Após um ano em que o clube quase conseguiu o acesso à elite do futebol gaúcho, quando perdeu para o Pelotas nas semifinais, o Alvirrubro alega falta de apoio para viabilizar o departamento de futebol para o próximo ano. Na segunda-feira (2), Pedro Della Pasqua deixou a presidência e ninguém se candidatou ao cargo. Uma nova eleição será realizada em 20 de janeiro. Não é descartado o licenciamento da equipe.
Entenda a situação
Após dois anos como presidente, Pedro Della Pasqua informou no dia 23 de setembro que não iria concorrer novamente. O principal motivo seria a falta de apoio, fato que não garante a sustentação financeira do Inter-SM para 2025. Em 21 de outubro, um novo pleito deveria ter sido realizado, mas nenhuma pessoa se candidatou. Portanto, Della Pasqua estendeu a sua saída para segunda (2), data de uma nova eleição.
Mesmo sem candidatos pela segunda vez, ele deixou o cargo. Quem assume de forma interina até 20 de janeiro, data de uma nova eleição, é o presidente do Conselho Deliberativo, José Alípio Marques de Oliveira.
Um balanço da gestão
Nos últimos dois anos, o torcedor do Inter-SM percebeu uma evolução notória na parte estrutural do clube, assim como no departamento de futebol. Em 2023, apesar dos resultados pouco expressivos no profissional, o Alvirrubro teve o retorno da categoria sub-17, que foi campeã gaúcha da segunda divisão. Da mesma forma, o Estádio Presidente Vargas voltou a ter o funcionamento dos refletores, permitindo que jogos ocorressem no período da noite.
Em 2024, o time principal teve a terceira melhor campanha da primeira fase da Divisão de Acesso, além da melhor média de público da competição, feito que não é uma novidade para a equipe santa-mariense. Na competição, o clube foi eliminado nas semifinais para o Pelotas e, por pouco, não subiu para a primeira divisão estadual.
Além disso, o time masculino sub-17 cumpriu a meta de permanecer no Gauchão Série A, e a categoria sub-17 feminina foi criada para participar do Campeonato Gaúcho. Na parte estrutural, o estádio recebeu novas pinturas, o gramado foi trocado e outras reformas seguem em andamento.
Sem futebol em 2025?
Em entrevista ao programa Fim De Tarde, da Rádio CDN, Della Pasqua classificou o clube como saudável financeiramente. Contudo, ele reforça que o pouco apoio no momento atual implica na falta de recursos para manter o time profissional em 2025.
– A gente não tem dívidas, temos alguns parcelamentos. Há uns cinco ou seis anos eram 60 dívidas trabalhistas e hoje são só três, que nós estamos pagando. Então, o clube está saudável financeiramente. A questão é que nós não temos caixa para fazer o 2025. Eu fiquei muito chateado, porque diante da evolução do clube, nós conseguimos avançar muito, mas não despertou o interesse dos empresários – explicou o ex-presidente.
Ele reforçou que caso a situação permaneça como está, o Inter-SM corre riscos de não ter condições de participar da Divisão de Acesso em 2025, passando a ser um clube licenciado. A situação implicaria em dois anos longe do futebol profissional, podendo retornar apenas em 2027 para a disputa da Terceirona Gaúcha. Vale destacar que, em 2028, o time completa 100 anos.
– Nós temos uma derradeira eleição para o dia 20 de janeiro. Eu quero que todos entendam a gravidade da situação. O Inter-SM pode até pedir licenciamento se não tiver um presidente. Não tem como tocar um clube sem a caneta, é preciso ter um presidente para tomar as decisões e se responsabilizar por elas. Até este dia nós temos que achar um presidente, mas ninguém vai assumir se não tiver dinheiro. Essa é a grande verdade – exclamou.
Como ajudar
Apesar da situação conturbada, ainda é possível ajudar o Inter-SM a manter o departamento de futebol para 2025. Recentemente, o clube divulgou o plano de patrocinadores, pensando na próxima temporada. Além dos valores indicados, também é possível entrar em contato com o Alvirrubro para buscar uma proposta personalizada, baseada nos interesses de determinada marca. (Confira os valores dos planos abaixo)
Outra forma de ajuda é por meio da mensalidade de conselheiro, que tem o valor de R$ 2,4 mil, podendo ser parcelado em 12 vezes de R$ 200. Além de participar das reuniões que decidem o futuro do clube, os conselheiros têm direito a uma cadeira personalizada no pavilhão social, uma camiseta da função e desconto nos produtos da loja do Inter-SM.
Ainda, também é possível ser sócio do clube. Para conferir os planos, basta ir até a secretaria, na Rua Ana Nery, no Bairro Noal, ou entrar em contato pelas redes sociais.