"Quero que todos entendam a gravidade da situação", diz Pedro Della Pasqua sobre o futuro do Inter-SM

Foto: Letícia Klusener

O Inter-SM vive um momento de incertezas no planejamento para 2025. Após um ano em que o clube quase conseguiu o acesso à elite do futebol gaúcho, quando perdeu para o Pelotas nas semifinais, o Alvirrubro alega falta de apoio para viabilizar o departamento de futebol para o próximo ano. Na segunda-feira (2), Pedro Della Pasqua deixou a presidência e ninguém se candidatou ao cargo. Uma nova eleição será realizada em 20 de janeiro. Não é descartado o licenciamento da equipe.

Entenda a situação

Após dois anos como presidente, Pedro Della Pasqua informou no dia 23 de setembro que não iria concorrer novamente. O principal motivo seria a falta de apoio, fato que não garante a sustentação financeira do Inter-SM para 2025. Em 21 de outubro, um novo pleito deveria ter sido realizado, mas nenhuma pessoa se candidatou. Portanto, Della Pasqua estendeu a sua saída para segunda (2), data de uma nova eleição.

Mesmo sem candidatos pela segunda vez, ele deixou o cargo. Quem assume de forma interina até 20 de janeiro, data de uma nova eleição, é o presidente do Conselho Deliberativo, José Alípio Marques de Oliveira.

Um balanço da gestão

Nos últimos dois anos, o torcedor do Inter-SM percebeu uma evolução notória na parte estrutural do clube, assim como no departamento de futebol. Em 2023, apesar dos resultados pouco expressivos no profissional, o Alvirrubro teve o retorno da categoria sub-17, que foi campeã gaúcha da segunda divisão. Da mesma forma, o Estádio Presidente Vargas voltou a ter o funcionamento dos refletores, permitindo que jogos ocorressem no período da noite.

Em 2024, o time principal teve a terceira melhor campanha da primeira fase da Divisão de Acesso, além da melhor média de público da competição, feito que não é uma novidade para a equipe santa-mariense. Na competição, o clube foi eliminado nas semifinais para o Pelotas e, por pouco, não subiu para a primeira divisão estadual.

Além disso, o time masculino sub-17 cumpriu a meta de permanecer no Gauchão Série A, e a categoria sub-17 feminina foi criada para participar do Campeonato Gaúcho. Na parte estrutural, o estádio recebeu novas pinturas, o gramado foi trocado e outras reformas seguem em andamento.

Sem futebol em 2025?

Em entrevista ao programa Fim De Tarde, da Rádio CDN, Della Pasqua classificou o clube como saudável financeiramente. Contudo, ele reforça que o pouco apoio no momento atual implica na falta de recursos para manter o time profissional em 2025.

– A gente não tem dívidas, temos alguns parcelamentos. Há uns cinco ou seis anos eram 60 dívidas trabalhistas e hoje são só três, que nós estamos pagando. Então, o clube está saudável financeiramente. A questão é que nós não temos caixa para fazer o 2025. Eu fiquei muito chateado, porque diante da evolução do clube, nós conseguimos avançar muito, mas não despertou o interesse dos empresários – explicou o ex-presidente.

Ele reforçou que caso a situação permaneça como está, o Inter-SM corre riscos de não ter condições de participar da Divisão de Acesso em 2025, passando a ser um clube licenciado. A situação implicaria em dois anos longe do futebol profissional, podendo retornar apenas em 2027 para a disputa da Terceirona Gaúcha. Vale destacar que, em 2028, o time completa 100 anos.

– Nós temos uma derradeira eleição para o dia 20 de janeiro. Eu quero que todos entendam a gravidade da situação. O Inter-SM pode até pedir licenciamento se não tiver um presidente. Não tem como tocar um clube sem a caneta, é preciso ter um presidente para tomar as decisões e se responsabilizar por elas. Até este dia nós temos que achar um presidente, mas ninguém vai assumir se não tiver dinheiro. Essa é a grande verdade – exclamou.

Como ajudar

Apesar da situação conturbada, ainda é possível ajudar o Inter-SM a manter o departamento de futebol para 2025. Recentemente, o clube divulgou o plano de patrocinadores, pensando na próxima temporada. Além dos valores indicados, também é possível entrar em contato com o Alvirrubro para buscar uma proposta personalizada, baseada nos interesses de determinada marca. (Confira os valores dos planos abaixo)

Outra forma de ajuda é por meio da mensalidade de conselheiro, que tem o valor de R$ 2,4 mil, podendo ser parcelado em 12 vezes de R$ 200. Além de participar das reuniões que decidem o futuro do clube, os conselheiros têm direito a uma cadeira personalizada no pavilhão social, uma camiseta da função e desconto nos produtos da loja do Inter-SM.

Ainda, também é possível ser sócio do clube. Para conferir os planos, basta ir até a secretaria, na Rua Ana Nery, no Bairro Noal, ou entrar em contato pelas redes sociais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Garantido na Fórmula 1 em 2025, piloto brasileiro conquista a Fórmula 2 Anterior

Garantido na Fórmula 1 em 2025, piloto brasileiro conquista a Fórmula 2

Torneio de Bocha de Bombacha reúne entidades da 13ª Região Tradicionalista Próximo

Torneio de Bocha de Bombacha reúne entidades da 13ª Região Tradicionalista

Esportes