
Foto: Real SC/Divulgação
Equipe é estreante na Divisão de Acesso

O Inter-SM volta a campo neste sábado (7), para sua quinta partida pela Divisão de Acesso de 2025. Depois da vitória contra o Esportivo, por 3 a 1, os comandados de Bruno Coutinho vão ao litoral gaúcho para enfrentar o Real, em Tramandaí, às 15h.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Novato na competição, o Real é pouco conhecido pelos torcedores adversários. Mas, para não causar confusões com outros clubes “reais”, como o de Madrid, confira tudo que você precisa saber sobre o adversário do Inter-SM neste sábado.
Começo complicado
Diferente do Alvirrubro, que se mantém na segunda colocação, o Leão do Litoral não iniciou bem o campeonato. Em sua primeira participação na Divisão de Acesso, ocupa a lanterna da tabela, sem pontuar nas quatro primeiras partidas.
Além de perder os dois confrontos em casa até aqui, contra Bagé e Brasil de Farroupilha, acumula derrotas fora contra Veranópolis e Gaúcho. Com apenas um gol marcado e nove sofridos, a equipe litorânea vive momento complicado e precisa pontuar para seguir em busca da permanência na segunda divisão estadual.
Um clube jovem
Fundado oficialmente em 30 de setembro de 2005, o Real foi primeiro uma empresa de agenciamento de jogadores, que trazia jovens talentos para clubes da região litorânea. A iniciativa, capitaneada por Eduardo Sena, contou com o apoio da família do fundador para se tornar o clube-empresa Real Sport Club, que se profissionalizou em 2017.
Com sede inicial em Capão da Canoa, nos últimos anos o clube se assentou em Tramandaí, onde manda seus jogos, no estádio Módulo Esportivo. Estreou na terceira divisão estadual em 2018, onde se manteve por mais três edições (2019, 2023 e 2024), até alcançar o acesso para a Divisão de Acesso deste ano.
Aposta na base
Com 20 anos de história, o clube aposta suas fichas na formação de atletas. Em 2025, isso se reflete de duas formas. Após conquistar o acesso ao Gauchão Sub-20, em 2023, os meninos do Real fazem grande campanha até aqui no estadual da categoria deste ano. Na primeira fase, terminou na segunda colocação do Grupo A, atrás apenas do Grêmio. Agora, terá pela frente o Novo Hamburgo, nas quartas de final.

No grupo profissional, a aposta na juventude se reflete na média de idade baixa, de apenas 23 anos. Além disso, 10 dos 32 atletas são oriundos da categoria de base do clube. Entre eles, o lateral Enzo Matheus da Silva também já passou pelas categorias de base do Inter-SM.
Retrospecto empatado
Real e Inter-SM já se enfrentaram oficialmente em duas partidas da fase de grupos da Copa FGF de 2018 - na época, Copa Wianey Carlet. Nas duas oportunidades, nenhuma vitória. No primeiro jogo entre os dois clubes, em Santa Maria, empate sem gols. No segundo confronto, em Tramandaí, o time da casa ganhava até os 47 minutos da etapa final, quando Paulo Henrique marcou para empatar o placar para o Alvirrubro, em 1 a 1.
Jogos da 5ª rodada
Sábado (7)
- 15h: Glória x Bagé
- 15h: Real x Inter-SM
- 15h: Santa Cruz x Veranópolis
- 15h30: Novo Hamburgo x Brasil-Far
Domingo (8)
- 15h: Gramadense x Aimoré
- 15h: Esportivo x Gaúcho
- 15h: União-FW x Lajeadense
*O Passo Fundo folga na rodada
Cobertura
Com o Grupo Diário, você acompanha tudo que acontece antes, durante e após a partida, na cobertura esportiva da Rádio CDN 93.5 FM, também na TV Diário (canal 526 Claro Net) e no YouTube do Diário de Santa Maria.