
Foto: Gramadense/Divulgação
Gramadense foi campeão da terceira divisão estadual em 2024

O Inter-SM disputa sua terceira partida na Divisão de Acesso de 2025 nesta quarta-feira (28), às 15h. O adversário da vez é o Gramadense, no Estádio Vila Olímpica, em Gramado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nos dois primeiros jogos, o Alvirrubro soma quatro pontos, após vencer o Lajeadense e empatar com o Passo Fundo. Até o momento, a equipe santa-mariense segue na segunda colocação, atrás apenas do Novo Hamburgo, que venceu suas duas partidas.
O Gramadense fez apenas um duelo. Pela primeira rodada, jogou em casa contra o Passo Fundo e também empatou com o adversário do norte do Estado. Na segunda rodada, a equipe de Gramado enfrentaria o Brasil de Farroupilha, mas a partida foi adiada para o dia 4 de junho. Com um ponto conquistado, a equipe vai em busca da sua primeira vitória na competição.

Uma equipe jovem, em um clube quase centenário
Apesar de ter sido fundado em 1929, o Centro Esportivo Gramadense é um nome novo para a maior parte dos torcedores. Com grande foco nas categorias de base, foi somente em 2022 que o clube formou uma equipe profissional.
O trabalho deu frutos logo cedo: após três temporadas na terceira divisão estadual, o Gramadense alcançou o acesso em 2024, após sair vitorioso no confronto contra o tradicional São Paulo, de Rio Grande, nos pênaltis.
Esta é, portanto, a primeira aparição da equipe na Divisão de Acesso. Até o momento, em quatro anos de existência da equipe profissional, o time de Gramado fez um total de 35 jogos, venceu 18, empatou seis e perdeu em 11 oportunidades.
O responsável pelo sucesso
Apesar de garantir a melhor campanha da primeira fase da Divisão de Acesso em 2024, o técnico Carlos Moraes viu sua equipe, o Glória, ser eliminada nas quartas de final. Depois da frustração, o técnico de 49 anos, com passagens por Esportivo, Bagé e São Gabriel, aceitou a proposta de comandar a equipe de Gramado na terceira divisão estadual.
Com o Gramadense, Moraes chegou a quatro vitórias, três derrotas e um empate. Conquistou o acesso e ainda buscou o título, ao superar o Real Tramandaí na final.
Moraes comanda uma equipe jovem, com média de idade de 25 anos. Entre os mais experientes do elenco, está um ex-jogador alvirrubro. O atacante Gustavo Sapeka, de 33 anos, fez cinco partidas e marcou um gol pelo Inter-SM, na Copa FGF de 2022, além de ter atuado na Copinha de 2012 e ter defendido o Riograndense na Divisão de Acesso de 2015. Machucado, ele não estará à disposição do treinador.

Novo estádio à vista
Até 2019, o clube utilizava o antigo Estádio dos Pinheirais para mandar suas partidas da categoria de base. Neste ano, o clube começou a construção de uma nova estrutura para sediar seus jogos: a Arena Gramadense.
Com expectativa de 5 mil pessoas de capacidade, o estádio está sendo construído em uma área na Linha Carazal, a poucos metros da ERS-235, que liga Gramado a Nova Petrópolis. A estrutura da arquibancada já está pronta e a obra em estágio avançado. A estimativa era de que o estádio fosse aberto ainda em 2024, o que deve ficar para este ano.
Enquanto o novo local não fica pronto, o clube manda suas partidas no Estádio da Vila Olímpica de Gramado, onde Gramadense e Inter-SM se enfrentam, na quarta-feira (28), às 15h.

Cobertura
Na quarta-feira (28), a partir das 14h30min, o Diário transmite, ao vivo, Gramadense x Inter-SM. Acompanhe pela Rádio CDN 93.5 FM, no YouTube do Diário de Santa Maria e nos canais 26 e 526 da Claro/Net.