
Foto: Pakhtakor (Divulgação)
Jonatan Lucca, de branco, ao centro, defende o Pakhtakor do Uzbequistão e irá enfrentar o ex-time de Neymar

O santa-mariense Jonatan Lucca, 30 anos, meia do Pakhtakor, do Uzbequistão, avançou para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia. O adversário será o Al Hilal, da Arábia Saudita, comandado pelo português Jorge Jesus, ex-Flamengo, e ex-clube do brasileiro Neymar.
Jonatan Lucca nasceu no Coração do Rio Grande, mas quando tinha cerca de um ano de vida, se mudou da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Nasci em Santa Maria e fiquei em torno de um ano na cidade. Meu pai trabalhava em um banco e foi morar aí. Quando tinha pouco mais de um ano, nos mudamos para Santo Ângelo – comenta Lucca.
A trajetória do atleta no futebol começou em equipes de base em Santo Ângelo, até chegar na base do Inter de Porto Alegre. Quando tinha 17 anos, foi para a Roma, da Itália. Quando retornou ao Brasil, atuou no Athletico Paranaense e no Guaratinguetá-SP. Na volta para o Exterior, jogou em equipes da Índia, Malásia, Noruega e Portugal, até se transferir neste ano para o Pakhtakor.
Visitas na cidade
Apesar de te vivido somente um ano em Santa Maria, Jonatan Lucca explica que mantém laços com a cidade.
– Nas férias, sempre que posso, eu vou visitar meus padrinhos. Nunca deixei de visitá-los. Eles e meu amigo Naiôn Curcino, que é jornalista. Na virada do último ano, eu fui disputar um torneio de futevôlei em Santa Maria. Sempre é bom retornar ao local que “carrego” em minha identidade. Levo Santa Maria no meu coração – conta o jogador.
Mesmo não tendo jogado diretamente em equipes de base daqui, o meia se recorda de um episódio que ocorreu ainda na adolescência.
– Não lembro o ano, mas joguei em uma escolinha de futsal de Santa Maria, que talvez não exista mais. Era a Internazionale. Passei em uma peneira e fui campeão brasileiro sub-13, em Cascavel-PR, por essa escolinha – comenta o atleta, que também lembra que foi ao Estádio dos Eucaliptos, assistir um jogo entre Riograndense e Pelotas, válido pela Divisão de Acesso, só não lembra em qual ano.