contatos Assine
cidadania

VÍDEO: pacientes em tratamento de câncer recebem maquiagem em dia de beleza

29 Abril 2019 13:30:00

Bruna Mallmann Bucco e as amigas estiveram na Aapecan no dia 8 de abril para realizar o trabalho voluntário

Da redação*
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
Marli ficou emocionada com a própria imagem depois de ser maquiada. Para ela, a sensação é de ter ficado jovem novamente

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Marli ficou emocionada com a própria imagem depois de ser maquiada por Bruna

A maquiadora Bruna Mallmann Bucco, 25 anos, dedica-se a melhorar a vida do próximo desde os 13 anos. Ainda na adolescência, foi voluntária em creches e no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

- Meu principal objetivo é proporcionar momentos de alegria na vida dos outros - afirma.

A maquiadora conta que sempre foi motivada pelo ideal de ajudar a quem mais precisa, seja para arrecadar doações de roupas e alimentos ou, simplesmente, para ouvir e contar histórias para quem necessita apenas de atenção. Com a intenção de conscientizar as pessoas acerca da importância do combate ao câncer de mama, em abril deste ano, ela iniciou um trabalho na Associação de Apoio a Pessoas Com Câncer (Aapecan). A iniciativa coloca sorrisos em rostos que, geralmente, estão abatidos em decorrência de tratamentos de saúde.

Para colocar em prática a vontade de ajudar, a santa-mariense decidiu maquiar e fotografar mulheres atendidas na Aapecan. Assim, nasceu o Projeto (Re)existir, que conta com vários apoiadores, entre eles, Suzana Fernandes e Juliana Segalla, amigas de Bruna.

Em 8 de abril, Bruna e as amigas estiveram na sede da associação para fazer as produções. Ela acredita que a maquiagem e as fotos elevam a autoestima das mulheres diagnosticadas com a doença:

- No momento em que eu decidi ir até a Aapecan, pensei em mostrar para as mulheres que elas são batalhadoras e lindas. O paciente com câncer passa por vários estágios e, em alguns, a autoestima fica muito baixa.

APOIO INCONDICIONAL
A nutricionista da associação, Michele Martinez Wentz, 36 anos, acompanha de perto a ação desenvolvida por Bruna e referencia a importância de iniciativas como essa, que fazem tão bem a quem precisa de apoio em horas difíceis.

- A ação é perfeita para devolver o amor próprio para as mulheres que atendemos. Em determinado momento, devido à queda de cabelo e ao emagrecimento, as pessoas se abatem. Precisamos de mais voluntárias como Bruna e as amigas dela.

Marli dos Santos, 60 anos, frequenta a Aapecan há cerca de três meses. Em fase de tratamento, ela se emociona ao mencionar a alegria que sentiu ao se ver maquiada.

- Fiquei remoçada. Minha neta falou que as minhas fotos foram muito curtidas nas redes sociais. A maquiagem é um divertimento para nós. Quero que a Bruna e as amigas continuem com o projeto. Elas fazem a gente rejuvenescer - anima-se Marli.

No vídeo, Marli relata como foi a experiência da maquiagem:

Bruna faz questão de agradecer às empresas e às pessoas que apoiaram o evento do dia 8, entre as quais estão Maré Sushi, que fez a doação de 60 peças de sushi, Seleto Sabor, que doou 100 salgados e 100 doces, Quindim Conviteria, que confeccionou 20 lembrancinhas, Anelise Varela e Darlan Batista, que foram animar o dia com música, Wandi Cardoso Makeup e Carol Calegari Makeup, que me ajudaram nas maquiagens e WB Fotografia e Débora Camargo, que fotografaram a atividade. 

A maquiadora é uma das motivadoras das pacientes. Ela explica que o Projeto (Re)existir está disponível para a Aapecan e para outras entidades assistenciais que tiverem interesse. 

- Minha intenção é colaborar com outras ideias da Aapecan. Minha missão é doar o meu trabalho e o meu tempo. Às vezes, faço sorteios de brindes. Em outras, me dedico a embelezar as mulheres. Sempre estarei disposta a ajudar.

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190