
A situação da RSC-287 já era problemática antes do início da concessão, mas desde que a Rota de Santa Maria assumiu os 204 km da rodovia, em 30 de agosto de 2021, as condições ainda ficaram aquém da expectativa dos motoristas. Nos últimos meses, o Ministério Público entrou com ação judicial exigindo que a empresa melhore a conservação da rodovia, enquanto a agência fiscalizadora, a Agergs, fez vistoria no início de junho e notificou a Rota a tapar 70 buracos e defeitos em até três dias. A concessionária alega que cumpriu com o previsto, apesar de alguns motoristas ainda relatarem problemas.
Leia mais:
- Deni Zolin: após fiscalização, Agergs notifica Rota a arrumar 70 buracos e defeitos na RSC-287
- Deni Zolin: Após notificação, Rota garante ter tapado todos os buracos da RSC-287
O diretor de Qualidade da Agergs, Ricardo Pereira, diz que é fundamental que os motoristas registrem queixas na Rota e na Agergs, para ajudar a pressionar a concessionária a resolver os problemas e facilitar a fiscalização da agência.
– O que nós recomendamos, sempre, é que o usuário que não estiver satisfeito, registre sua reclamação nos canais da própria concessionária, inclusive no 0800. Primeiro, faça isso. A concessionária tem de responder ou prestar informação a esse usuário. Caso o usuário não fique satisfeito, orientamos que ele entre em contato com a Agergs, pelo 0800, no site da agência, no Fale Conosco, e também pelo aplicativo da Agergs. É fácil, faça a busca por Agergs e vai aparecer o aplicativo. Se o usuário permitir que a localização dele seja acessada pelo app, ele pode tirar uma foto dessa irregularidade e nos mandar. Isso ajuda muito a nossa fiscalização. Se a pessoa faz a foto de uma cratera, manda pelo aplicativo, a nossa auditoria vai mandar direto para a concessionária responder, e o prazo começa a contar a partir do momento em que comunicarmos a empresa – diz Pereira.
Deni Zolin, [email protected]