cassiano cavalheiro

Zoom: Antigo site de fotos Click Duplo abre o arquivo desde 2006 e movimenta a web com #tbts

Um dos mais famosos portais de cobertura de eventos dos anos 2000 tem mais de 50 mil fotos para entregar ao público

18.313

Hoje a maioria das pessoas tem um celular com câmera e faz suas próprias fotos em festas e eventos. Mas em um passado não muito distante, entre 2002 e 2012, esse recurso não era popular. Na época, quem frequentava os bares e boates e queria registrar o momento, dependia das coberturas, e das máquinas fotográficas digitais, de fotógrafos de sites especializados em cobrir essas festas. Santa Maria teve alguns desses portais, entre os mais famosos, o Click Duplo, que atuou entre 2006 e 2011. Eis que, 10 anos após o fim das atividades, o Click Duplo retorna, desta vez, não para fotografar, e, sim, para matar a saudade, surpreender o público registrado nas centenas de eventos fotografados no passado e, principalmente, para entregar essas imagens aos seus donos.

Essa retomada ocorreu quando o antigo responsável pelo site, Paulo Issler, 35 anos, publicou uma foto em seu Instagram pessoal. Na imagem, a tela de um computador mostra dezenas de pastas com nomes de antigas boates, como Absinto Hall, Aldeia Bar, ATC, Ballare, entre outros tantos. Dentro delas, centenas de fotos e de pessoas registradas. No total, são mais de 50 mil imagens arquivadas em HDs. A curiosidade dos amigos foi tanta que o post repercutiu. As pessoas queriam se ver (rever). Então, surgiu a ideia de criar um perfil no Instagram: o Click Duplo Retrô (@clickduploretro ) que, em pouquíssimos dias, já tem quase 1,3 mil seguidores e um engajamento orgânico de atingir quase 100% deste público.

VÍDEO: Ilógica Cia. disponibiliza espetáculos de palhaçaria e documentário na internet

- No início da pandemia, eu tinha pensado em criar algo parecido, mas a ideia não foi adiante. Até que fiz essa postagem no meu perfil pessoal sem grandes pretensões. Como se passaram muitos anos, pensei que o site Click Duplo poderia estar um pouco esquecido. Então criei o perfil e comuniquei poucos amigos da criação dele, selecionei umas 10 fotos de pessoas que eu conhecia e mandei a elas perguntando se poderia postar. A aceitação foi 100%. A partir daí, a coisa ganhou proporções maiores, pois todos começaram a postar as fotos nos stories - relata Paulo.

Paulo comenta que na mesma proporção de pessoas curiosas e saudosas que queriam rever as imagens, existem pessoas que ficaram com receio do que poderia vir à tona. Afinal, muito tempo se passou.

- Se antes o público retratado nas fotos era adolescente, namorava e fazia festas, hoje, essas pessoas são solteiras, casadas, ou trocaram de namorado, formaram família, entre outras tantas situações. Por isso, as fotos que publico são previamente aprovadas por elas. Toda conversa acontece pelo direct do perfil. Mando a foto para pessoa e pergunto se posso publicar. E se ela conhece os outros que estão com ela na foto, se ela pode consultar esses amigos sobre a possibilidade da publicação.

Animado com a movimentação virtual, Paulo quer continuar com as publicações. Ele tem feito toda a busca pelas imagens em suas horas vagas e confessa que a atividade está virando um hobby que ele exercita entre um café e outro, ouvindo uma boa música em frente ao computador. Segundo ele, o objetivo do perfil é entregar as fotos ao público, independentemente se a foto será publicada no perfil do Click Duplo Retrô ou não.

- Até agora, mais de 90% das fotos que já entreguei foram autorizadas pelas pessoas para a publicação. Resumindo, o @clickduploretro é um delivery de fotos da década passada (risos). Para a pessoa fotografada, não é só uma foto, é uma história que ela tem para contar daquele dia. É um trabalho para muito tempo, mas acho que tá sendo divertido a forma como as fotos estão sendo entregues (aos poucos). Para quem já foi fotografado(a) pelo Clickduplo e ainda não viu sua foto, eu peço paciência, porque o acervo é gigantesco.

 





fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190