música

Viva o Natal valoriza os artistas da Cidade Cultura

Shows musicais complementam uma programação 100% local

18.409

Fotos: Ronald Mendes/Divulgação
Repetindo o sucesso da primeira edição, o projeto "Santa Maria pela Música" leva a produção musical da cidade como a banda Geringonça e Kariel

O já tradicional evento Viva o Natal, realizado pela prefeitura de Santa Maria, já está a todo o vapor. Com uma programação preocupada em evitar aglomerações, o evento vai até 24 de dezembro com apresentações via internet e com o Trenzinho passando pelos bairros. A edição 2020 buscou valorizar os artistas locais e 100% das atrações são da Cidade Cultura. Os shows musicais e espetáculos natalinos são todo realizados no Theatro Treze de Maio e transmitidos pelo Facebook da prefeitura.

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, como o Natal deste ano precisa ser diferente e atender as necessidades e cuidado com a saúde de todos, a prefeitura optou por um formato híbrido. A partir do palco do Theatro, são transmitidos os shows virtuais, e, por meio de uma Parada Especial dos Encantadores do Natal, o trenzinho segue pelos bairros e centro da cidade levando música e uma mensagem de fé e esperança, alegrando a cidade.

Escolha da Miss Santa Maria é adiada para 2021 em função da pandemia

- Dentro da programação, trouxemos o #santamariapelamusica, incluindo os shows já apresentados e alguns novos, com a intenção de valorizar a cena musical de Santa Maria e, desta vez, com pagamento de cachê, já que a na primeira edição os músicos contaram com a doação espontânea e que não teve muito resultado. O Natal é uma data especial. Mesmo num ano diferente, o evento não poderia deixar de acontecer. Também é uma forma de dar vida e alegria à cidade - afirma Rose. 

VALORIZAÇÃO LOCAL 
Apresentadora, curadora e produtora executiva dos shows, a cantora Paola Matos ressalta a importância e a boa repercussão da primeira edição. Para ela, a segunda edição vem para firmar o formato e para dar mais divulgação para o trabalho autoral da Cidade Cultura. 

- Eu vejo que a segunda edição do Santa Maria pela Música, agora fazendo parte da programação do Viva o Natal, é extremamente importante num momento como esse, porque, além de oportunizar trabalho digno para muitos artistas da cidade, oferece para a população uma programação maravilhosa para assistir de dentro de casa. É cultura com segurança, nessa fase tão crítica da pandemia que enfrentamos - comenta a cantora.

Artistas locais vão pintar oito painéis no Parque Itaimbé 

O músico Kariel Nunes (foto), que se apresentou na última quarta, destaca a oportunidade como uma vitrine para que os músicos mostrem o trabalho para além das apresentações ao vivo em bares: 

- Acredito que temos grandes compositores e artistas de uma forma geral em Santa Maria. Fiquei muito feliz pela oportunidade de apresentar um pouco da minha trajetória autoral e mostrar o que tenho feito nesse ano completamente desafiador. É de suma importância essa visibilidade para a música autoral. Espero que, nos próximos 4 anos, a administração municipal e suas secretarias tenham muita luz para conduzir tudo o que se refere à arte de Santa Maria. Que não sejamos ignorados e negligenciados como fomos até aqui. 

Ainda se apresentam até o Natal as bandas Rinoceronte, Rocksane, Daseroma, Banda Charm's, Ricardo Barros, Banda Fuga, Os Marias e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

BANDA DE DUENDES

Neste domingo, às 19h, haverá a apresentação da Cantoria de Natal com a Jingle Band's, banda formada pelos duendes do Papai Noel. Eles percebem que todo o mundo ganha presente na noite de Natal, menos o grande chefe da festa. Então, decidem preparar uma surpresa para Noel com o que ele mais gosta: música. Só que eles encontram um problema no caminho: não sabem cantar ou dançar. Mas com determinação, criatividade e algumas trapalhadas, os duendes entregam um ótimo presente para o Papai Noel.

A PROGRAMAÇÃO DO VIVA O NATAL*

Sábado 

  • Das 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros Santa Marta e Nova Santa Marta
  • 19h - Opereta de Natal, no Facebook da Prefeitura

Domingo

  • Das 17h às 19h - Trenzinho de Natal, no bairro Tancredo Neves
  • 19h - Cantoria de Natal com os duendes, no Facebook da Prefeitura

16 de dezembro

  • 19h - Santa Maria pela Música no Viva o Natal - Noite do rock, com Rinoceronte, Rocksane e Da.Se.Ro.Ma, no Facebook da Prefeitura

17 de dezembro 

  • Das 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria
  • 19h - Santa Maria pela Música no Viva o Natal, com Banda Charm's e Ricardo Barros, no Facebook da Prefeitura

18 de dezembro 

  • Das 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria

19 de dezembro 

  • Das 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria

20 de dezembro 

  • Das 10h às 12h e 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria
  • 19h - Santa Maria pela Música no Viva o Natal, com Banda Fuga e Os Marias, no Facebook da Prefeitura

21 de dezembro 

  • Das 10h às 12h e 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria
  • 19h - Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, no Facebook da Prefeitura

22 de dezembro 

  • Das 10h às 12h e 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria
  • 19h - Concerto A Lua de Santiago, com Fernando Avila, no Facebook da Prefeitura

23 de dezembro 

  • Das 10h às 12h e 17h às 19h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria

24 de dezembro 

  • Das 10h às 12h - Trenzinho de Natal, nos bairros de Santa Maria

*A programação poderá sofrer alterações. Saídas do Trenzinho poderão ser canceladas ou transferidas, em data e horário, em função da instabilidade do tempo 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190