Para muitos brasileiros, o domingo de Carnaval será diferente esse ano. Isso porque ocorre neste domingo (2), em Los Angeles, a premiação do Oscar 2025 e por aqui, o clima é sim de Copa do Mundo. O filme "Ainda Estou Aqui" está indicado em três categorias (Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz) e tem chances reais de vencer em pelo menos uma delas. Confira no vídeo:
Na reportagem, saiba o porquê do filme estrelado por Fernanda Torres ser um dos grandes favoritos desta edição.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O Filme
Durante a década de 1970, quando o Brasil passava por uma ditadura militar, a família Paiva - Rubens, Eunice e os cinco filhos - vivia à beira da praia em uma casa de portas abertas para amigos no Rio de Janeiro. Um dia, Rubens Paiva foi levado por militares à paisana e desapareceu. Para especialista em cinema, Alexandre Maccari, o filme retrata um momento importante a ser lembrado e discutido no Brasil:
– Ainda Estou Aqui é um desses filmes que traz à tona a questão da história e da memória do Brasil em um período muito importante e que tem que ser discutido, que é o contexto da ditadura civil-militar e as ressonâncias no presente.
Chances do Brasil no Oscar 2025

Com a aproximação da premiação, fica a expectativa por uma possível vitória do filme e claro da atriz brasileira Fernanda Torres. Inclusive, jornais famosos pelo mundo afirmam que "Ainda Estou Aqui" tem grandes chances de levar a melhor sobre os concorrentes.
O britânico "The Gardian" afirmou que "o filme brasileiro se destaca por sua trilha sonora tocante, atuações emocionantes e uma cinematografia impressionante". Já o americano "The New York Times" revelou, entre as apostas, que o longa nacional terá duas vitórias: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
Em Santa Maria, Maccari falou sobre as chances da estatueta. Para ele, a possível categoria vitoriosa seria na categoria filme internacional.
– É uma categoria em que o Brasil busca há muito tempo uma conquista, e esse é o momento em que ele tem mais chances, principalmente porque houve uma campanha problemática em relação ao filme favorito, que seria o 'Emilia Pérez', da França, e que pode acabar gerando um aspecto positivo para o Brasil – afirma.
Além disso, mesmo que a votação do Oscar esteja encerrada, a divulgação das criticas por parte da imprensa internacional seguirá contribuindo para que o longa-metragem ganhe ainda mais visibilidade.
– Essas mensagens que a imprensa lança fazem com que as pessoas tenham interesse em ver o filme – conclui Maccari.
Qual seria o possível Top 3?

Ao Diário, Maccari elencou um possível Top 3 com os favoritos para ganhar nas categorias em que o filme brasileiro foi indicado. Segundo ele, Fernanda não seria a mais favorita na categoria de Melhor Atriz e cravou uma possível vitória de Demi Moore que estrelou em "A substância". Nesta categoria, a revista "Variety" também disse que a atriz deve ganhar o Oscar, mas que "Torres merecia prêmio de melhor atriz".
Filme internacional
- Ainda Estou Aqui
- Emília Pérez
- A semente do fruto sagrado.
Melhor Filme
- Anora
- Conclave
- Ainda estou aqui
Melhor Atriz
- Demi Moore
- Fernanda Torres
- Mikey Madison
Veja onde acompanhar a premiação do Oscar

Clima de Copa do Mundo? Essa é a expectativa para o domingo (2) em todo o Brasil com a disputa histórica do país no Oscar 2025. Em Santa Maria, a ansiedade também é grande. Dois bares na cidade devem transmitir a cerimônia ao vivo. A premiação começa às 21h (horário de Brasília), diretamente do tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.