contatos Assine
literatura local

VÍDEO: um dos livros mais vendidos na Feira nasceu de conversas de mesa de bar

14 Maio 2019 07:00:00

'Baixada Melancólica - contos da Depressão Central' é fruto de conversas de 8 autores de Santa Maria

Camila Gonçalves
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
A partir da esquerda: Francisco, Vitor, Ronaldo, Raul, Candinho, Orlando, Tex e Rangel


Foto: Pedro Piegas (Diário)
A partir da esquerda: Francisco,Vitor, Ronaldo, Raul, Candinho, Orlando, Tex e Rangel

Uma produção local e coletiva ganhou espaço entre os 10 livros mais vendidos na Feira do Livro de Santa Maria deste ano. Baixada Melancólica - contos da Depressão Central foi escrito por oito autores e nasceu de conversas em mesas de bares. Os autores se reúnem desde 2002, em diferentes cafés, bares e bistrôs da cidade. Das reuniões, já foram publicadas 17 obras. Isso quer dizer que, todo ano, um livro sai da pauta das rodas de bate-papo para o papel.


O trabalho mais recente da confraria foi lançado na tarde de 2 de maio, na praça dos autores da 46ª Feira do Livro. De acordo com informações da Câmara do Livro de Santa Maria, os números exatos da venda do título nas bancas ainda não foram computados. 

Artista de Santa Maria é vencedora de quadro do Caldeirão do Huck

Os participantes são selecionados de acordo com o gênero que cada autor tem mais afinidade e também conforme a temática. Engana-se quem cai na armadilha de relacionar o nome com futebol. Apesar do assunto estar entre as pautas e até já ter sido pano de fundo para outras publicações, Baixada Melancólica refere-se apenas à marca geográfica da região do "estádio do Interzinho" e do Cemitério Ecumênico Municipal. A Depressão Central, que localiza Santa Maria no mapa do Estado também amarra as narrativas, que ocorrem todas na cidade. Não é coincidência que as leituras relacionem histórias sobre melancolia. Os criadores pensaram no jogo de palavras cuidadosamente como estratégia para ligar as peças.

- O que une as histórias é que todas têm em comum uma perspectiva melancólica, não necessariamente como um fim, mas como modo. Isolamos esse campo semântico e tratamos de vida, principalmente sobre a incompletude da existência - explica Odemir Tex Jr.

As conversas dos encontros semanais de um grupo que compartilha da paixão pelas letras contraria a prática de uma era em que as conversas de Whats App substituem as trocas olho no olho. O grupo, que se intitula "A Turma do Café", prefere fabricar a matéria-prima dos contos, crônicas e poemas a partir da boa e velha conversa de botequim.

- O processo literário é coletivo, mas execução é individual - define, ainda, Tex.

Snapchat lança filtro que deixa usuários com cara de bebê e viraliza nas redes sociais

De acordo com Orlando Fonseca, a confraria está preocupada em dar continuidade à corrente cultural que vem dos projetos dos escritores Luiz Guilherme Prado Veppo e Humberto Gabbi Zanatta.

- A estas alturas, com um mercado editorial retraído, nossa perspectiva não é adicionar um número de vendas em nosso currículo. Estamos no interior do Estado, e embora nossa Feira seja uma das maiores, a circulação de uma obra nova é muito difícil. Por isso, alegra-nos sem dúvida, termos uma publicação entre as mais vendidas, o que nos impulsiona a seguir fazendo novos projetos, participando de eventos nas escolas, e promovendo a cultura do livro, a formação de leitores - comentou Fonseca.

A OBRA

  • Baixada Melancólica - contos da Depressão Central
  • Autores - Antônio Cândido Ribeiro, Carlos Rangel, Francisco Ritter, Odemir Tex Jr., Orlando Fonseca, Raul Maxwell, Ronaldo Lippold e Vitor Biasoli
  • Onde comprar - Cesma (Rua Professor Braga, 55 - Santa Maria; Bamboletras (Rua General Lima e Silva, 776 - Porto Alegre); Taverna (Rua Fernando Machado, 370 - Porto Alegre)
  • Quanto - R$ 25 a R$ 30


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190