contatos Assine
literatura em sala de aula

VÍDEO: professores fazem treinamento para despertar gosto pelas leitura em alunos

15 Maio 2019 11:30:00

Formação faz parte do projeto Mala de Leitura e alcançará 16 escolas de Santa Maria este ano, incluindo instituições indígenas e jovens do CASE

Camila Gonçalves
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
Maurício Leite é o idealizador e curador do acervo do projeto, que conta com o selo da Unesco

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Maurício Leite é o idealizador e curador do acervo do projeto, que conta com o selo da Unesco

"É uma campanha de leitura". É assim que o idealizador do projeto Mala de Leitura, o arte educador e promotor de leitura mato-grossense Maurício Leite, resume a iniciativa que vai acontecer por mais um ano em Santa Maria. Na tarde de terça-feira, Maurício, que foi patrono da Feira do Livro local este ano, deu início ao treinamento com professores de 16 escolas de Santa Maria, incluindo duas escolas indígenas de Santa Maria e o Colégio Humberto de Campos, que fica dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo, o CASE. A formação vai até a quinta-feira. Ao longo do ano, serão realizadas maratonas e feiras de leituras nas escolas. 

Segundo Maurício, a ideia é que os professores se preparem para despertar nos alunos o gosto, o interesse e o prazer pela leitura.

- Numa sociedade como a brasileira, que lê cada vez menos, nossa missão é a de formar novos leitores. A iniciação ao gosto pela leitura é algo que não se perde ao longo do tempo. É uma coisa que ninguém tira dessas crianças e jovens - defende o promotor.

VÍDEO: um dos livros mais vendidos na Feira nasceu de conversas de mesa de bar

Um dos segredos para aproximar os pequenos dos textos literários, conforme Maurício, é a seleção de obras. Fazem parte das malas, títulos premiados da literatura brasileira, clássica europeia e universal. Um exemplo é o selo da Cátedra Unesco de Leitura. Os livros chancelados pela instituição passam por estudos de pesquisadores e especialistas em literatura infanto juvenil. As publicações também são inéditas no ambiente escolar, pois são diferentes das distribuídas pelo Ministério de Educação.


Segundo Rose Carneiro, da Chili Produções Culturais, realizadora do projeto na cidade, é difícil mensurar quantas pessoas foram alcançadas pelo projeto no ano passado:

- O alcance sai fora dos limites da escola. São realizadas feiras de leitura na comunidade, os professores que são treinados geralmente trabalham em mais de uma escola, então, é possível que mais de 5 mil pessoas tenham participado.

Feira do Livro de Santa Maria termina com 52,7 mil livros vendidos

Durante o encerramento, na quinta-feira, às 19h, Nanci Nóbrega, membro da Cátedra da Unesco de Leitura, vai falar sobre "A leitura e a literatura na escola e na vida da gente" para os professores das escolas envolvidas no projeto. A palestra será no Theatro Treze de Maio e é aberta ao público em geral. Os convites podem ser retirados na bilheteria do teatro. Nanci é Pós-doutora em Letras pela PUC-Rio e Doutora em Comunicação Social/Ciência da Informação. Também coordena a Biblioteca do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) e do Grupo de Ledores do iiLer, no Rio de Janeiro.

O projeto tem financiamento do Sistema Pró-Cultura do Estado e patrocínio da Eny Calçados. Além das instituições de ensino em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, outras 12 escolas públicas, em Santa Cruz do Sul, receberão o acervo de cerca de mil livros.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190