para ler em casa

VÍDEO: professor lança projeto de divulgação de livros para ler na quarentena

'Um Livro a Cada Dia' buscar indicar leituras para ocupar o tempo durante o isolamento social

18.398

Foto: divulgação

Apesar de necessário, ficar em casa o tempo todo pode ser bem entediante. Para reverter o tédio caseiro, o professor de filosofia Andrei Cerentini criou o Um Livro a Cada Dia, um projeto em que indica livros para se ler na quarentena.

Professores gravam música para conscientizar crianças a se prevenirem contra o coronavírus

A ideia não surgiu apenas para criar uma ocupação em casa. O intuito é contribuir com algo que possa ter proveito depois do período de quarentena também.

- Às vezes uma coisa simples que podemos fazer em casa, não fazemos por não ter tempo. A caridade também é uma questão intelectual, quando você consegue ajudar as pessoas a melhorar seu repertório cultural. Ainda mais que, no meu caso, os alunos falam bastante que "têm pouco repertório cultural". E, por isso, seria interessante indicar livros - explica Andrei.

Especialistas reforçam medidas de prevenção e criticam pronunciamento de Bolsonaro

Os livros escolhidos são, em maioria, de domínio público. O primeiro foi Auto da Barca do Inferno , uma peça do Século XVI, escrita pelo português Gil Vicente. Na sequência, a indicação foi  A Revolução dos Bichos, um dos títulos mais conhecidos do britânico George Orwell. A terceira indicação saiu da área em que Andrei leciona, mas direcionado para a gurizada: foi a Coleção Filosofinhos, que trata de oito pensadores filosóficos com linguagem adaptada para crianças.

A didática da sala de aula é levada para os vídeos, de cerca de dois minutos. É publicado um vídeo por dia, sempre às 18h. No post, Andrei fala um pouco sobre a indicação. Em seguida, nos stories da página, ele lê um trecho do livro, posta a foto da capa e de um trecho para ler no próprio Instagram.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190