lançamento

VÍDEO: Poços e Nuvens lança disco gravado ao vivo no Planetário da UFSM

Gérson Werlang conversou com o D Cultura sobre o trabalho que já está disponível para compra

18.409

Foto: Divulgação

A história do rock de Santa Maria pode, facilmente, se confundir com a da Poços e Nuvens. Na metade dos anos 1980, a banda surge como um respiro no rock e heavy metal que embalavam os shows e festas pelo Coração do Rio Grande, liderada por Gérson Werlang. Com músicas temperadas ao sabor de rock, MPB, jazz, música erudita e folclórica, se destaca até hoje na cena musical no estilo que fez o Rock Progressivo santa-mariense chegar à Europa, ao México e a diversos festivais do gênero pelo Brasil. Agora, a banda está lançando o material registrado em 2018, no show O Sol de Cada Um - Ao Vivo no Planetário da UFSM, em CD e em formato digital. O DVD com o audiovisual da apresentação deve sair no próximo ano.


Gérson conta que a ideia do show veio do repertório de seu disco solo, Sistema Solar, que tem músicas inspiradas em cada um dos planetas, que deram mote para algum tema humano.
- Em Anéis de Saturno eu falava de amor, Vênus de erotismo, Netuno de ecologia. Depois desse disco solo, houve uma reformulação na Poços e Nuvens, alguns membros de longa data saíram, outros ingressaram e acabou se tornando a próxima geração da banda. Então, eu quis fazer uma espécie de encerramento que abraçasse esse conteúdo, os sons da antiga, os novos e meu trabalho solo. É uma síntese disso e um passo para o futuro, pois temos músicas inéditas no show - explica o músico 

O LUGAR CERTO

Foto: Renan Mattos (Diário)
Gérson Werlang é o líder da banda, que está com nova formação e já pensa em disco novo 

Para marcar a ideia do show, foi pensado em algum espaço que remetesse ao sistema solar. Werlang recorda que vários espaços da cidade foram observados, e o Planetário foi o último e surgiu de um estalo do músico ao passar em frente ao local, já que é professor no Centro de Artes e Letras da UFSM. 

O músico Márcio Grings, coordenador de produção do show, comenta que o fato de levar a estrutura de um show de rock para dentro de um espaço como esse foi um desafio, fruto de muitas conversas e planejamento:
- O planetário é um lugar mítico, transcendental na essência. Mas na hora H, quando estávamos lá, instantes antes do início do show, senti uma espécie de emoção e percebi uma ambiência que dificilmente poderá ser reprisada. As projeções, a presença do público, as sensações daquela aura fora da curva convencional em que vemos bandas e artistas. Refletindo sobre o que fizemos, penso que muitas coisas seriam diferentes da forma em que foi executado, contudo, estávamos caminhando num território desconhecido, inédito.  

APOIAR PARA OUVIR 

Gérson Werlang avisa que a obra não será disponibilizada nos canais de streaming convencionais. O motivo é que ele e um grupo de músicos espalhados pelo mundo, não vêem com bons olhos essa forma de distribuição.
- Isso funciona para o Paul McCartney que vai lá e negocia os direitos antes, não para quem grava num sistema independente. Há um grande movimento de músicos contra essa forma de trabalhar do YouTube e Spotify. O nosso disco está à venda em formato digital, a pessoa nos contata e vendemos e ela recebe em seu e-mail. Temos o CD para vender também. Só vai ouvir o disco na íntegra quem apoia a banda, mas vamos liberar algumas músicas, aos poucos, em canais de streaming. 

Além de Gérson nos vocais, guitarra, bandolim e efeitos, a Poços de Nuvens conta com Fernando Perusso, nos teclados e flauta transversal, Vivian Reis, no violino e voz, Vinicius Brum, no baixo e voz, e Pablo Castro, na bateria e percussão.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190