celebração

VÍDEO: no aniversário do Husm, orquestra surpreende profissionais da saúde e pacientes

Sexteto se apresentou no estacionamento do hospital, em homenagem aos 51 anos da instituição

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

Na manhã desta quinta, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) promoveu uma ação musical em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, para comemorar os 51 anos do hospital. No estacionamento, um sexteto se apresentou por cerca de 40 minutos, homenageando pacientes e profissionais da saúde com canções de diferentes estilos musicais.


Entre uma música e outra, ouvia-se os aplausos vindos das janelas dos quartos, de onde os pacientes puderam acompanhar a apresentação. Funcionários do hospital foram presenteados com pequenas mudas de plantas e suculentas, um gesto de delicadeza promovido pela Floricultura Escola do Colégio Politécnico. A apresentação terminou com um "parabéns a você" aplaudido até por quem passava de carro em frente ao hospital.

Adriano de Souza lança primeiro álbum solo em homenagem a Santa Maria

CERIMÔNIA
Estavam presentes a equipe de direção do Husm, o maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria Tita Sartor e o reitor professor Paulo Afonso Burmann, que logo após o encerramento musical, se deslocaram para o interior do hospital para a inauguração simbólica da placa em alusão aos 50 anos da instituição, que não foi possível de ser comemorado no ano passado, em função da pandemia.

Para o maestro, foi uma honra fazer parte da celebração.
- É uma bonita trajetória traçada pelo Husm neste meio século. Para celebrar isto, trouxemos um sexteto de músicos da orquestra, com instrumentos de metal como o trompete, trompa, tuba, trombone  conta Sartor.

O grupo de músicos que participou da ação foi Cristiano Bencke (trompete), Marcos Xavier (trompete), José Munhoz (trompa), Wellington Cieira (trombone), Mauro Millani (tuba), Dimas Arthur (compositor) e Pedro Monti (percussão).

Artistas organizam live para arrecadar doações para a Santa Casa de São Gabriel

A chefe do serviço de urgência e emergência Rosângela Marques Machado, estava até dançando ao som da orquestra. Ela explica o quanto a música faz diferença no dia a dia de quem trabalha na linha de frente em tempos de pandemia.
- Além de ser uma data importante para a comunidade, nós nos sentimos lisonjeados em poder participar desta ação. Para nós, que passamos muito tempo sem ouvir música, momentos como este trazem leveza e dão ânimo - diz Rosângela.

Para Virgínia Coser, chefe de oncologia, ações como esta são um alento para os funcionários, mas acima de tudo para os pacientes:
- Mesmo não atuando na linha de frente, temos que lidar com a gravidade dos pacientes que chegam com as consequências da Covid. Desde 2020 eles têm tido dias difíceis e ações como esta, são um respiro no tratamento, porque a música é paz na alma.

Para comemorar aniversário, grupo oferta curso de dança gratuito

A médica Elaine Resener, superintentende do Husm, lembra a importância de se valorizar os profissionais em tempos tão difíceis para a área.
- Não dá pra deixar de comemorar, é uma maneira de motivar os profissionais que se superam a cada dia para atender a população de acordo com as necessidades impostas pela pandemia. Todos os profissionais estão de parabéns e merecem esse alento no dia - destaca.

Após fazer a leitura da placa comemorativa, o reitor lembrou a relevância do hospital para a sociedade e também para a UFSM:
- O Husm é decisivo e vital para grande parte da comunidade, mas para além do papel de assitencia, ele atende de forma brilhante e estratégica a atividade do ensino da pesquisa e da extensão. Por isso, todas as energias possíveis e impossíveis da UFSM em parceria com a ebserh, são destinadas para garantir o funcionamento dessa estrutura.  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190