Homenagem

VÍDEO: memória de Guido Isaia é celebrada com música, registros audiovisuais e palmas

Na noite desta quarta-feira, o público acompanhou, de forma especial, a música e a arte tomarem conta das janelas do Theatro Treze de Maio em uma homenagem digna à quem sempre apoiou a cultura santa-mariense

Arianne Lima
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Amigos, conhecidos e admiradores do empresário Guido Cechella Isaia, que morreu aos 83 anos na noite de terça-feira, se reuniram em frente ao Theatro Treze de Maio na noite desta quarta-feira para uma homenagem especial.

Saiba como foi a despedida do empresário Guido Isaia

No encontro, que envolveu música e imagens históricas, o público acompanhou a apresentação de um sexto composto por músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. De acordo com o maestro da Orquestra, Tita Sator, o repertório composto por cinco composições do século XVIII visava transmitir uma mensagem de superação e esperança semelhante ao que o apoio de empresário sempre representou a classe artística e cultural de Santa Maria. O evento ainda contou com uma marcha, executada por um trio de metais.


Simultaneamente, na faixada do patrimônio cultural, foram projetados registros audiovisuais produzidos por Isaia nas décadas de 1950 e 1960. As imagens, que retratavam ruas e eventos de Santa Maria, fazem parte do acervo da Fundação Eny e foram digitalizadas em 2017. A projeção foi realizada pela equipe da TV OVO, que também adicionou a homenagem cinematográfica, cenas de um documentário produzido em 2019, em que Guido Isaia contribuiu com um relato sobre o Edifício Mauá. De acordo com o jornalista e fundador da TV OVO, Marcos Borba, o coletivo sempre lembrará do primeiro apoiador:

- Para nós, está sendo bem simbólico, porque começou hoje os preparativos para iniciar as obras do Sobrado e a Eny foi a primeira empresa patrocinadora. Foi ela quem garantiu que tivéssemos o recurso para manter o projeto. Então, é uma grande perda, mas a cidade tem frutos que ele deixou como a Orquestra, o Theatro e esse apoio a TV OVO, que sempre irá lembrar o nome dele.

Leia os relatos de amigos, familiares e personalidades sobre a morte de Guido Isaia

Na plateia formada pelos santa-marienses em frente ao Theatro Treze de Maio, estava a professora do projeto Dançando para Educar, Vera Araújo Barrichello. A iniciativa da qual ela participa e que oferece gratuitamente aulas de balé clássico para crianças da Rede Municipal e Estadual é uma da inúmeras apoiada pela Fundação Eny.  

- Seu Guido tinha alma de artista. Ele sonhou o nosso sonho. Ele acreditou! E da onde ele está, com certeza, vai subir no palco e dançar conosco. Ele continuará nos apoiando - afirma a profissional, emocionada. 

Na oportunidade, a secretária de Cultura, Rose Carneiro destacou as diversas contribuições do empresário a cultura santa-mariense. Em nome da família Isaia, a coordenadora de Comunicação e Marketing da Eny e da Fundação Eny, Marilice Daronco, agradeceu pelas manifestações de carinho e amor recebidas após a noticia 

*Colaboração de Jaiana Garcia

Foto: Renan Mattos (Diário)


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190