contatos Assine
lançamento

VÍDEO: música homenageia o tradicional restaurante Augusto de Santa Maria

06 Abril 2019 10:30:00

O estabelecimento encerrou as atividades há dois meses

da redação*
Foto: Foto: Reprodução


Foto: Renan Mattos (Diário)
Dois dos compositores, Ditmar Strahl e Evandro Zamberlan, estiveram no Diário para apresentar a música

"Foi num final de janeiro. A notícia veio de susto. Um marco se despedia, com o findar do Augusto." Com essas palavras, o músico santa-mariense Evandro Zamberlan inicia sua mais nova canção, Cardápio de Lembranças, em homenagem ao tradicional restaurante Augusto, que fechou as portas em fevereiro deste ano


A música é escrita por Zamberlan, Péricles Costa e Ditmar Strahl, e tem como intérpretes Renato Mirailh, Evandro Zamberlan, Márcio Correia e Kiko Lemos. A letra descreve a história e o sentimento daqueles que, na palavra dos compositores, ficaram órfãos do restaurante.

- No último almoço que foi servido, nós estávamos lá. Foi nesse momento que surgiu a ideia de fazer a música. Inclusive, fui o último a sair naquele dia, por volta das 15h. Foi muito triste. Todo mundo queria ficar lá o máximo de tempo possível. As pessoas saiam com recordações, levavam guardanapos, cardápios, pediam pra embrulhar comida, tiravam selfie com os garçons... essa comoção nos inspirou a escrever a letra - conta Zamberlan.

COMPOSIÇÃO PELA INTERNET
Com a vida atribulada por causa de compromissos profissionais, o construtor civil Zamberlan e os advogados Costa e Strahl contam que compuserem boa parte da música em um grupo no whatsapp. 

- Tivemos alguns encontros pessoalmente, mas a internet está aí para facilitar a nossa vida. No fim, o mais difícil foi encontrar as rimas, mas deu tudo certo - lembra Zamberlan.

Com um ar de melancolia e saudosismo, mas não de tristeza, os compositores querem manter viva a memória do local onde viveram momentos especiais em jantares ou almoços de domingo. Foi isso que motivou Strahl a escrever a música, que marca a sua estreia como compositor. 

- Sempre tive o sonho de escrever uma música. Mas, com a vida atribulada, nunca sobrava tempo. O fim do Augusto mexeu muito com todos nós, por isso, nos reunimos para compor. O restaurante era uma referência automática. Quando pensávamos em jantar fora, era lá o primeiro lugar que vinha à mente - destaca Strahl. 


Foto: Reprodução 
Na foto antiga, o fundador do restaurante, Augusto, e os garçons

IMAGENS HISTÓRICAS
No clipe Cardápio de Lembranças, foram usadas imagens antigas, que proporcionam uma viagem no tempo por meio de imagens antigas. Zamberlan resgatou as imagens com a família.  A primeira imagem que aparece no vídeo é do idealizador do restaurante, Augusto Martins, ao lado do reitor fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho. Além do reitor, outras figuras icônicas, como Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Lula, Nelson Marcehzan, o ex-ministro Nelson Jobim e tantos outros também passaram pelo local. 

- Conseguimos as fotos e foi bem difícil conseguir separar o material, porque essa parte histórica era bem importante para o que queríamos montar. Mas, como o vídeo tinha um determinado tempo e precisávamos selecionar bem. Acabamos optando por destacar bem os garçons, que eram um símbolo do restaurante, além, é claro, das figuras famosas que passaram por lá - explica Zamberlan.

Um dos versos mais emocionantes da música faz referência ao Marco Antônio Fank, que esteve a frente do restaurante há mais de 30 anos. Ele morreu em acidente na ERS-149, em São João do Polêsine, no ano passado. 

- A ideia foi criar um duplo sentido, dada a importância do Marco para a história do estabelecimento. Decidimos usar a foto dele para ilustrar esse trecho como forma de homenagem - relata Strahl.

O RESTAURANTE
O Restaurante Augusto foi fundado no final dos anos 1960 por Augusto Martins. Agricultor português nativo, ele chegou ao Brasil aos 21 anos para trabalhar no restaurante do pai, Manoel Martins.

Após 20 anos de experiência, fundou seu próprio estabelecimento, em 1968. Colocar o próprio nome no Restaurante foi uma sugestão vinda de amigos, que apostavam na popularidade do empreendedor. Não demorou para que o Restaurante Augusto, localizado na Rua Floriano Peixoto, 1.354, Centro, ganhasse prestígio na cidade, vindo a se tornar uma referência gastronômica e patrimônio cultural de Santa Maria. 

Após 20 anos na direção, o proprietário foi passando, aos poucos, a gestão para seu filho, Augusto Martins, e seu genro, Marco Antônio Fank, que morreu em um acidente de motocicleta no final de 2018. Juntos, remodelaram a parte administrativa e operacional do restaurante, além de fazerem mudanças na estrutura física, sem perder, no entanto, a tradição, e mantendo o bom serviço oferecido.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190