narrativas em movimento

VÍDEO: Live vai debater a representatividade negra no audiovisual

Projeto, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, tem como convidados o ator e cantor Flávio Bauraqui e a roteirista, diretora e produtora Mariani Ferreira

18.398

Foto: Divulgação
Flávio Bauraqui, Gelton Quadros e Mariani Ferreira serão os participantes desta edição

O projeto Narrativas em Movimento, realizado pela TV OVO, terá a primeira edição deste ano de forma totalmente online. Na quinta-feira, 27 de agosto, a representatividade negra no audiovisual será debatido no colóquio transmitido ao vivo pelas redes sociais. 

Lançamento da Feira do Livro 2020 será em forma de live neste sábado

Os convidados são o ator e cantor Flávio Bauraqui e a roteirista, diretora e produtora Mariani Ferreira. A mediação será do ator, diretor, professor e roteirista Gelton Quadros. Para participar, não é necessário se inscrever, apenas aqueles que desejam certificação (por meio deste formulário). 

Marcos Borba, conta que a TV OVO tenta tratar desse assunto desde 2018, pela importância e relevância atual.  

- O colóquio Audiovisual e Representatividade Negra foi proposto no ano passado e, com a pandemia do novo coronavírus, faremos a discussão no formato de live. Teremos dois convidados com trajetórias diferentes que se complementam. Convidamos o Gelton para fazer a mediação e tornar a discussão mais densa, afinal, se existe uma falta de espaço para negros no audiovisual, é preciso criar esses espaços, e nós, que nascemos numa condição privilegiada, devemos trabalhar juntos para construir esse caminho - afirma o produtor. 

'Just Keep': Casa Blanca Nite Club lança nova música

Gelton, que será o mediador do bate-papo, é ator, diretor, professor e roteirista. Pedagogo formado em Licenciatura em Teatro e Artes Cênicas (Atuação e Direção) pela Universidade Federal de Santa Maria. Criador da Cia de Arte de Rua Teatro no Buraco. Além do teatro, nos últimos anos também participou de curtas metragens locais e foi jurado do Santa Maria vídeo cinema em 2018.

O ator, em conversa com o D Cultura, disse que está ansioso em fazer a mediação. Mas feliz em trazer o tema para o debate em Santa Maria, onde a produção audiovisual é efervescente.
- Acredito que nesse momento seja extremamente necessário tratarmos desse assunto. Quais as possibilidades audiovisuais podem surgir no meio dessa loucura de pandemia. E para além disso,como esses vertentes de representatividades podem e devem eclodir no meio disso tudo. Quais os conteúdos criado por negros e para negros? Que dificuldades temos nessas áreas? Quais as políticas de afirmação temos e por quais ainda devemos lutar para que se construa uma base sólida para a produção de artistas negros? - questiona o artista.

 

Bauraqui participou de diversas peças teatrais, como Cartola - O Mundo é um Moinho. No cinema, participou de Madame Satã, O Céu de Suely, Zuzu Angel, O Cheiro do Ralo, Meu Nome Não é Johnny, Faroeste Caboclo, entre outros. Também particiou de novelas e séries como Filhos da Pátria, Malhação - Seu Lugar no Mundo, Duas Caras, entre outras.  

Mariani estudou jornalismo, foi crítica de cinema e redatora e diretora de publicidade. Hoje trabalha como roteirista na TV Globo e é membro-fundadora do Coletivo Macumba Lab. Entre suas produções, estão o curta-metragem de ficção Léo - seu trabalho de estreia, o documentário O Caso do Homem Errado, e a série Necrópolis, exibida pela Netflix.  

O projeto Narrativas em Movimento 2020 é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, LIC/SM.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190