#literaturaemrede

VÍDEO: jornalista Marcelo Canellas fala sobre o gosto pela leitura e comenta Fernando Pessoa

Projeto literário do Diário traz bate-papo sobre literatura e ofertas de livros com até 60% de desconto

18.409


Foto: Ronald Mendes/Divulgação

O Literatura em Rede se despede dos bate-papos com o jornalista da Rede Globo Marcelo Canellas. A programação continua até 25 de julho, com bate papo com artistas e escritores, vídeos e pocket shows, que serão publicados diariamente no site do Diário, além da venda de livros de 9 livrarias e sebos de Santa Maria com até 60% de desconto na plataforma do Vem Delivery. Essa produção audiovisual também estará disponível nas plataformas digitais do jornal (redes sociais e canal do Youtube), além de ser exibida durante a programação da TV Diário (canal 26 e 526 da NET).

> > Leia mais sobre o projeto aqui
> > Compre os livros aqui
> > Assista videos dos shows, bate papos e contações de histórias no Facebook e Youtube

O SUBJETIVO OBJETIVO 

Nosso último convidado para a primeira edição do Literatura em Rede é o jornalista, escritor e cronista do Diário, nascido em Passo Fundo mas santa-mariense de coração, Marcelo Canellas. Durante o bate-papo, ele fala de sua relação com a leitura e histórias fantásticas contadas pela avó paterna Antonina. Para ele, os livros e as histórias foram, em grande parte, responsáveis pela sua escolha de profissão. 
- O que seria de nós se enfrentássemos a solidão do isolamento sem as grandes histórias que nos permitem viajar, sair dos apartamentos e viver histórias conduzidas pelas narrativas da literatura? Ouvir e contar histórias é uma das coisas que nos diferencia dos outros seres vivos. O contato desde a infância com histórias fui fundamental para minha formação como cidadão e jornalista. A melhor parte do dia era quando minha avó, nas férias na praia de Curumim, punha a gente para dormir e contava histórias de bruxas, cavaleiros e fantasias. Acho que me tornei um contador de histórias por causada da minha avó - relembra o jornalista. 

Confira o nosso bate-papo sobre literatura:


Marcelo escolheu O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Ele justifica a escolha pela importância do poeta português na capacidade de falar sobre o ser humano:
- Eu lido com a objetividade, fico preso a ela. Mas a subjetividade está em mim, tanto que escrevo crônicas. No jornalismo, há um limite do uso da metáfora e da subjetividade, que é o limite da integridade da notícia. Os poetas cumprem o papel de dar vazão ao que há de subjetivo em nós. Escolhi o Pessoa, que é uma grande explicador da condição humana. 

MARCELO CANELLAS LÊ TRECHO DE 'O LIVRO DO DESASSOSSEGO', DE FERNANDO PESSOA:


LIVROS COM DESCONTO

O projeto é realizado em parceria com nove livrarias e sebos de Santa Maria, que colocaram livros à venda com descontos de até 60% na plataforma Vem Delivery (clique aqui e entre na feira). Ao longo de 15 dias, o projeto trará contações de histórias infantojuvenis, bate papos com escritores e artistas sobre livros adultos, shows com cantores e grupos teatrais e muitos livros para você, nosso leitor.

São parceiros do projeto: Livraria da Mente, Cesma, Estação das Palavras, Sebo Camobi, Sebo Capitu, Livraria Space Gospel, Terra-X Comics, Livraria Santos e Athena Livraria. O Literatura em Rede tem o patrocínio e incentivo do Vem Delivery, Eny Calçados, Cyrilla e Unicred.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA VIRTUAL

LEITURA DE LIVROS (adultos)
O Diário bateu um papo sobre literatura com convidados, que irão ler trechos de livros indicados pelas livrarias ao longo das próximas duas semanas. Os vídeos com as entrevistas serão publicados nas plataformas digitais do Diário. São eles:

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS INFANTIS
Os artistas da Cia. Armazém trarão as histórias (em vídeo) dos seguintes livros:

SHOWS MUSICAIS E TEATRO
Ao longo das próximas duas semanas, o projeto terá pocket shows gravados com os seguintes artistas:

Dia 12

16 de julho

18 de julho

20 de julho

22 de julho

  • 16h _ Marcelo Massário
  • 21h _ Orquestando Arte

25 de julho

  • 16h _ Palhaformance Clownfusão
  • 21h _ Dé e Thiago


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190