#fiqueemcasa

VÍDEO: Feira do Livro 2020 terá somente expositores locais

Ações virtuais devem movimentar o setor de livrarias e de produtores culturais da cidade

18.409


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mais uma vez, o Sebo Camobi, do empresário Antônio Medeiros, vai fazer parte do evento. Neste ano, a ideia é valorizar as empresas locais

Com data marcada e programação anunciada, a Feira do Livro de Santa Maria será bem diferente do que os santa-marienses estão acostumados. Em função da pandemia do novo coronavírus, a tradicional festa da leitura não será na Praça Saldanha Marinho. Em formato digital, pela primeira vez, as vendas serão pela internet e os convidados vão mandar seus recados por vídeo. A 47ª Feira do Livro de Santa Maria será realizada de 1º a 10 de outubro.


COMÉRCIO LOCAL 
O presidente da Câmara do Livro de Santa Maria, Télcio Bresolin, explica que as empresas que embarcarem na feira virtual vão poder decidir os descontos e o foco é o comércio local. 

- A ideia é valorizar os que sempre valorizaram a Feira e que estão nela há muito tempo. Vamos dar destaque às livrarias locais. Não poderia ser diferente. Ainda estamos negociando com os participantes as questões dos descontos e outras que ainda vão definir a participação. Cada loja vai poder dar o desconto que achar interessante para a empresa e para o consumidor e definir quais livros estarão disponíveis a preço de feira - diz Télcio, que também é gerente da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma). 

Juarez Saraiva, proprietário do Mercado do Livro, que participa da Feira desde 1998, com venda de livros usados, está na expectativa para o novo formato. Ele conta que ainda não definiu como serão os descontos e os títulos que vai disponibilizar.
- A gente segue trabalhando, o pessoal procurou bastante durante esse tempo da pandemia. A ideia é nova, não podemos concluir antes. O público é exigente, vamos ver como vai ser essa experiência. Pois na feira presencial a gente vende muitos livros todos os anos - comenta.

Antônio Medeiros, do Sebo Camobi, relata que as vendas caíram consideravelmente durante a pandemia. Ele aponta a demora das entregas pelos Correios em função da greve, horário reduzido e a baixa procura de modo presencial pelo distanciamento social. Para ele, a Feira veio em boa hora.
- A realização, ainda que nesse formato, vem para dar uma turbinada na procura. Pois a leitura vai estar em pauta. Nesse ano, vamos inverter os papéis. Geralmente, levamos nossos livros aos leitores na praça. Agora, eles virão nos visitar em nossas casas para consumir. É um modelo interessante que pode ser ótimo - avalia. 

NOVO MODELO
Segundo a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, os ajustes estão sendo feitos para que o processo de venda de livros seja feito da melhor forma possível. Ele ainda falou sobre as atrações infantis tradicionais da feira: 

- As ações infantis serão ampliadas. Justamente por esse momento difícil, queremos colocar mais pessoas trabalhando. Vamos, em breve, anunciar a programação completa dos espetáculos e shows que serão transmitidos do palco do Theatro Treze de Maio. Fora isso, teremos ações especiais com a as escolas, podcasts em rádios para que o alcance seja ainda maior. A Feira pretende chegar a todos os santa-marienses.

Os convidados do Livro Livre vão falar via internet. Estão confirmados nomes importantes da literatura atual, como Laurentino Gomes, Djamila Ribeiro e Lázaro Ramos. O tema deste ano é "A leitura conecta gerações. E a Feira do Livro se conecta com Você".

PROGRAMAÇÃO DO LIVRO LIVRE

  • 1º de outubro, às 19h30min - Djamila Ribeiro 
  • 2 de outubro, às 19h - Rossandro Klinjey 
  • 4 de outubro, às 19h - Laurentino Gomes 
  • 5 de outubro, às 19h - Allan Dias Castro 
  • 8 de outubro, às 19h - Lázaro Ramos
  • 9 de outubro, às 19h - Débora Noal

LIVRARIAS CONFIRMADAS

  • Editora da UFSM
  • Sebo Camobi
  • Mercado do Livro
  • Sebo Capitu
  • Ana Terra
  • Livraria da Mente
  • Athena
  • Cesma
  • Livraria Lar de Joaquina
  • Terra X
  • Livraria Santos
  • Sedic


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190