em cartaz

VÍDEO: exposição marca 40 anos de carreira do artista santa-mariense Yann Ziegler

Peças expostas no Masm representam diferentes fases da carreira de Yann. Visitação é gratuita e está aberta até 30 de julho

Camila Gonçalves
Foto: Foto: Divulgação (Mario Sarturi)
Trabalhos de Yann Ziegler remetem à temática ambiental e transcedental

Foto: Divulgação (Mario Sarturi)
Trabalhos de Yann Ziegler remetem à temática ambiental e transcedental

O artista santa-mariense Yann Ziegler está completando 40 anos de carreira e a exposição Tempo Transverso - 40 anos de arte, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), marca a data especial. Com entrada gratuita, a mostra está em cartaz até dia 30 de julho. Simbolicamente, 40 peças, entre esculturas e pinturas, fazem parte da exibição, que tem a curadoria de Susane Kochhann. Objetos descartados são ressignificados pela perspectiva do artista.

Tour gastronômico: conheça o prato do restaurante Mr. Ebling

Conforme Susane, o artista começou expressando as ideias em óleo sobre tela, com influências surrealistas. Com o tempo, ele passou pelo minimalismo e pela arte conceitual, movimentos que continua visitando ainda hoje.

- Uma das coisas que o artista pensa é o que ele vai comunicar. Tem uma questão social de sustentabilidade. O Yann tem uma inquietação sobre o que é descartado no meio ambiente, aquilo que vai se decompondo, que pode causar algum impacto ambiental. Ele se apropria desses objetos, modifica e transforma em obra de arte - explica a curadora.

Com 12 anos, santa-mariense é finalista do Oscar dos quadrinhos

Para Yann, a sustentabilidade é uma bandeira que todos devem carregar. Um dos trabalhos premiados do artista faz parte da série Restos de Nossas Inglórias. A peça ganhou Medalha de Prata na Mostra Internacional Art Meeting in Portugal, no ano passado. Toda a sequência foi feita com oito portas de armários. A obra número três da série era um navio de carvão com uma vela que complementava a imagem.

- Essa arte representa as nossas inglórias sendo transportadas pelas águas para muito longe. Por muito tempo, nossas "façanhas" vão ser lembradas pela natureza. Foi com esse discurso que ganhei essa medalha, que me deu muita satisfação - explica o artista.


O santa-mariense também trabalha com a temática transcendental. Suas esculturas abordam a existência além do mundo material. A inspiração no mundo artístico começou com o catalão Salvador Dali e toda a gama do movimento surrealista com as abordagens oníricas e do âmbito do inconsciente. Hoje, seguindo a linha contemporânea, Yann destaca a ousadia do britânico Damien Hirst e a criatividade de Waltercio Caldas, entre outros nomes que admira no meio.

Analise Severo lança clipe 'Bem Gaúcha' ao lado de Berenice Azambuja

AGENDE-SE

  • O quê - Exposição "Tempo Transverso - 40 anos de Arte" - Yann Ziegler 
  • Quando - Visitação até 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia,e das 13h às 16h
  • Onde - No espaço Iberê Camargo, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm)
  • Quanto - Gratuita


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190