minhas andanças

VÍDEO: documentário reconstrói trajetória do cancioneiro Noel Guarany

Filme estreia nesta sexta-feira no Youtube, com bate-papo virtual com Laura Guarany, filha de Noel, o diretor do documentário Tiago Rodrigues e o pesquisador David Cunha

18.297

Fotos: Divulgação
Estátua em Bossoroca homenageia o artista

Os causos e histórias do cancioneiro Noel Borges do Canto Fabrício da Silva, o Noel Guarany, são reconstruídos no documentário Minhas Andanças - Noel Guarany, que estreia na internet nesta sexta-feira, às 20h. Inspirado em um trabalho de pesquisa que resultou na dissertação de mestrado de David Cunha, o primeiro filme sobre o artista é dirigido por Tiago Rodrigues.

Boates se adaptaram para funcionar durante pandemia em Santa Maria

A referência, logo no título, às andanças de Noel não é à toa. Nascido na Região das Missões, fez morada em várias querências gaúchas - Porto Alegre, Santa Rosa, Passo Fundo, Itaqui e Santa Maria, esta última a qual ficou mais de 10 anos até falecer, aos 57 anos em 1998. Através de sua música e a voz em defesa dos mais pobres, percorreu rincões dos quatro cantos do Rio Grande e extrapolou a fronteira para também fazer andanças pelos países vizinhos - Argentina, Paraguai, Uruguai, por exemplo, nos quais ainda conta com uma legião de fãs.

No documentário, a trajetória do cancioneiro, que carregava a identidade missioneira e indígena que formou o povo gaúcho, é contada por meio de entrevistas com familiares, amigos e músicos, gravadas em 2012 em algumas cidades onde ele morou, além do resgate de reportagens sobre a vida de Noel. O filme, finalizado em 2020 e realizado de forma totalmente independente, conta ainda sobre o contexto da época, quando o Brasil registrava mobilizações sociais pelo fim da ditadura e a volta da democracia.

- É um filme que resgata a história do Noel Guarany e a cultura musical do Rio Grande do Sul, mas também é um filme político, porque o Noel foi um ser político na relação com o seu público e com ele viveu. Com a situação que estamos hoje no Brasil, com perseguições, destruição da Amazônia, a questão indígena, causas que Noel defendia, acredito que o filme vem em um momento bem importante de discussão sobre liberdade e meio ambiente - comenta o diretor.

A filha de Noel, Laura Guarany, que seguiu os passos do pai na carreira artística, participou da produção do filme, e conta que o resultado e a repercussão do trabalho é motivo de orgulho para a família:

- Hoje, 22 anos após a morte do pai, é uma satisfação saber o quanto o nome dele ainda impacta no cenário cultural do nosso Rio Grande do Sul e o quão importante foi sua atividade dentro da nossa história - comenta Laura.


A ideia era fazer o lançamento de forma presencial, tanto em Santa Maria quanto nas Missões, mas por conta da pandemia o documentário, que tem cerca de 53 minutos, estreia no Youtube do produtor cultural Leonardo Gadea, de forma gratuita, às 20h (acesse aqui). A meta é, até final do ano, legendar o filme em espanhol para poder distribuí-lo aos países vizinhos.

- Ele é o primeiro filme sobre a história de Noel, mas a gente espera que motive mais pessoas a pesquisar sobre ele e, quem sabe, até a fazer outros documentários - acrescenta Rodrigues.

Foto: Divulgação
Durante as filmagens, em 2012, na casa da família em Santa Maria. Na foto (a partir da esquerda), o diretor Tiago Rodrigues, a filha Laura Guarany, a viúva de Noel Neide Fabricio, o companheiro de Neide e o pesquisador David Cunha

BATE-PAPO ONLINE
Nesta sexta, às 19h, uma hora antes da estreia, será realizado um bate-papo virtual com Laura Guarany, filha de Noel, o diretor do documentário Tiago Rodrigues e o pesquisador David Cunha. A transmissão será pelo facebook.com/documentarioNoelGuarany.

Projeto premiado na Lei Aldir Blanc oferece oficina de dança afro para santa-marienses

NOEL GUARANY - MINHAS ANDANÇAS

  • Direção e roteiro _ Tiago Rodrigues
  • Pesquisa e Roteiro _ David Cunha
  • Fotografia _ Carlos Eduardo Moraes e Tiago Rodrigues
  • Montagem, Edição e Finalização _ Marcelo Coutinho
  • Produção _ David Cunha, Laura Guarany, Leonardo Gadea, Maurício Macedo e Tiago Rodrigues


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190