culinária

VÍDEO: do clássico ao saudável, veja dicas para servir na ceia de Natal

É Natal e a movimentação para organizar presentes e quitutes só aumenta no decorrer do dia

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Arquivo pessoal

A ceia natalina, normalmente servida na noite de 24 de dezembro, é um antigo costume europeu, que aos poucos, foi adotado pelo mundo todo.
Essa tradição nasceu como uma forma de recepcionar peregrinos e viajantes, demonstrando assim o quanto uma determinada família era hospitaleira. Com o passar dos tempos começou a ser realizada para celebrar o nascimento do menino Jesus. 

Foto: Natália Müller Poll (Diário)

Na intenção de trocar presentes e, principalmente, reunir a família, a mesa vira palco principal da noite. Peru assado, arroz à grega, farofa, frutas e saladas são os protagonistas. É o que afirma Aline Rosa do Nascimento, sócia-proprietária do Restaurante Sharong. Ela diz que a estrela da noite natalina, na gastronomia, é o assado de peru ou o chester, e que a farofa e as frutas cristalizadas entram na ceia para dar harmonia ao paladar e trazer cor à mesa _ conta.

Chef fala sobre a atuação com pratos da culinária regional

Foto: Natália Müller Poll (Diário)

Para agradar as famílias que adoram uma ceia tradicional, o cardápio de Natal do restaurante da Aline conta ainda com lombo e filé suíno, estrogonofe, costelinha suína e diversos tipos de massas e doces. Segundo Aline, as sobremesas mais pedidas para a ocasião são as tortas de limão com chocolate e o tiramissú.

Veja no vídeo, o passo a passo de como temperar seu chester para a ceia de natal


Quem assume o compromisso de fazer uma ceia de natal em casa precisa estar preparado para uma série de preocupações e responsabilidades. O clima é festivo, mas é interessante que se tenha atenção aos gostos de cada um e principalmente, às restrições alimentares ou dietas especificas.
Com criatividade e um pouco de pesquisa, é possível preparar pratos que façam com que todos se sintam prestigiados.

Chef Caco Pereira lembra a sua trajetória de décadas nas cozinhas de Santa Maria

Foto: Divulgação

A consultora de culinária Gabriela Winter, é uma entusiasta da culinária natural e diz que o clima brasileiro possibilita uma ceia mais leve:
_ Como a mesa de Natal tradicional é originada do hemisfério norte, onde os indivíduos necessitam de mais calorias e energia devido ao frio, a ceia conta com pratos quentes e mais pesados. Já o clima aqui no Brasil pede uma ceia menos calórica, valorizando as saladas, frutas, legumes e ervas frescas. Molhos especiais, frutas picadas com hortelã fresco, legumes refogados na massala, farofa funcional, são todas opções para a ceia de Natal.

Foto: Divulgação

De sobremesa, ela conta que sua torta recheada com doce de leite e castanhas é garantia de sucesso. Gabriela indica ainda, um prato chamado de Tabule Vivo, porque ele carrega ingredientes refrescantes e ainda dá cor a mesa.

VÍDEO: pedagoga investe em doces e salgados caseiros em Santa Maria

Foto: Divulgação

RECEITA DO TABULE VIVO DA GABRIELA
Ingredientes

  • 200g de mix de quinoa branca e vermelha + 3 xícaras de água filtrada + 1 col (chá) de sal
  • 2 cebolas roxas
  • 1 xicara de tomates cereja
  • 1 xicara de tempero verde fresco picadinho
  • ½ cenoura ralada fininha
  • 1 xicara de repolho roxo picado fininho
  • 1 xicara de hortelã fresco picadinho
  • sumo e raspas de limão
  • azeite de oliva
  • pimenta do reino
  • 2 mangas (não tão maduras) picadinhas

Preparo
Lave a quinoa numa peneira com água corrente até a agua sair limpinha. Numa panela, acrescente a agua e o sal e a quinoa. Cozinhe sem tampa e fique atento para não grudar. Média de 15 minutos de cozimento em fogo baixo.

Enquanto a quinoa esfria, pique os ingredientes em cubinhos uniformes e pequeninos.

Misture todos os ingredientes em um bowl. Tempere com azeite de oliva, limão, sal e pimenta do reino à gosto. Envolva todos os ingredientes e certifique-se de que fiquem todos temperadinhos.

Sirva num prato bonito e finalize com a manha picada. Ou sirva com aros de metal, fazendo uma camada de manga e finalizando com o tabule por cima. Fica lindo e surpreendente!



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190