música

Thiago Ramil lança trabalho inspirado nas estações do ano

A cada semana, músico lança músicas e vídeos nos canais de streaming

Foto: Georgia Macedo/Divulgação

Rodrigo Ricordi ([email protected])

No dia 1º de Abril, o cantor e compositor Thiago Ramil lançou o primeiro volume de seu novo trabalho, O Sol Marca (Verão), um álbum visual que mergulha fundo em sua musicalidade e narrativas, ancorado pelas nuances sonoras e cromáticas subliminares das estações do ano. Hoje, já está disponível a segunda parte, O Andar do Tempo (Outono), que tem produção de Guilherme Ceron. As músicas podem ser encontradas nos canais do Spotify e YouTube de Thiago. Com os próximos lançamentos marcados para 15 e 22 deste mês, o músico deve fazer uma live apresentando a obra completa no dia 29. 

Designer de Santa Maria assina artes do primeiro baterista dos Beatles

Para Ramil, a força das transições será notada e sentida pelo público principalmente na presença do álbum completo, cujo nome é a união dos títulos dos quatro volumes: "O sol marca o Andar do tempo e a Imensidão do universo Todo dia":

- Cada período do ano tem seu momento mais intenso. Assim como os EPs têm, cada um, a expressão mais forte de um conceito. Apesar da maior intensidade de cada estação estar no meio, ela dialoga com as outras em suas transições. Assim também é o álbum completo.

Os 4 EPs receberam o cuidado de um produtor ou produtora musical diferente, além de um filme que acompanhará cada ato, totalizando quatro curtas-metragens a serem lançados no canal de YouTube de Thiago Ramil semanalmente, junto com o respectivo EP.
- São álbuns com linguagens artísticas bem distintas, quatro caminhos diferentes com alguns elementos que se amarram por um fio condutor; tanto do ponto de vista musical, da minha composição, quanto visual, com a figura da Geórgia Macedo, bailarina e antropóloga, cuja performance permeia todos os vídeos como um dispositivo artístico - conta.

Manuela do Monte participa do episódio desta quinta de 'Confessionário'

Ao longo do mês de Abril, Thiago Ramil lançará os quatro EPs. Cada um com um caminho sonoro e cromático diferente, resultando em um arco-iris na versão completa:
- Cada estação do ano tem uma tonalidade predominante: Verão - amarelo; Outono - vermelho; Inverno - azul; Primavera - verde. Dentro de cada EP, as músicas vão variando de tonalidade, na medida que se afastam de uma estação e se aproximam da outra. Dessa forma, o ápice da tonalidade está nas músicas do meio de cada EP. Assim, a variação da coloração das músicas faz com que o álbum completo represente uma espécie de degradê (arco-íris), em que a cores vão variando sutilmente até retornar ao início, completando a volta - explica Thiago.

Thiago Ramil é músico, compositor e psicólogo. Em 2014 foi contemplado no Edital Natura Musical, viabilizando o lançamento de seu primeiro álbum, "Leve Embora" (2015). Com o trabalho de estréia, foi indicado ao 17º Latin Grammy na categoria de Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa e recebeu três indicações ao Prêmio Açorianos de Música, sendo premiado nas categorias Melhor Intérprete em gênero Pop e Artista Revelação. Em 2018 foi contemplado com o Prêmio de Profissionais da Música (PPM) na categoria Melhor Videoclipe, com a música "Amora", e lançou seu segundo álbum, "Em Frente". Por este trabalho foi escolhido como Melhor Compositor Pop no Prêmio Açorianos de Música e foi indicado à categoria Melhor Cantor no Prêmio de Profissionais da Música (PPM). Além de carreira solo, Thiago integra dois grupos artísticos: Afluência - grupo interdisciplinar com o qual recebeu recentemente 6 indicações ao prêmio açorianos de dança, sendo premiado na categoria Melhor Trilha Sonora - e Casa Ramil, projeto musical que reúne seus familiares Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha e João. Também é idealizador e integrante do projeto Novos Discos Nossos, que promove mostras de novos lançamentos musicais e realiza ações de fomento à produção musical no Estado. Thiago tem uma ligação de afeto com Santa Maria e uma parceria musical com o músico Ricardo Borges, com quem já se apresentou em 2019 e também em shows solo.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190