cinema para todas

Sexta é último dia para inscrições no 13º Santa Maria Vídeo Cinema

Festival ocorre entre 29 de outubro e 3 de novembro com mostras competitivas nacional e regional

18.303
Foto: Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições para a 13ª edição do Santa Maria Vídeo Cinema (SMVC). O festival ocorre entre 29 de outubro e 3 de novembro. A programação conta com exibições gratuitas de longas-metragens e duas mostras competitivas de curtas: a Nacional e a de Santa Maria e Região. As mostras ocorrem na Praça Saldanha Marinho. As inscrições podem ser feitas pelo site. A divulgação dos selecionados será entre o final de setembro e início de outubro. Este ano, o tema do festival, "Cinema para todas", chama atenção para o protagonismo das mulheres na produção audiovisual. 

Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2018, com até 25 minutos de duração, nas categorias animação, documentário e ficção. Os realizadores precisam ter nacionalidade brasileira ou naturalização no país há mais de dois anos, em situação legal. Cada um pode participar com quantos trabalhos desejar, desde que não caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. As obras precisam ser faladas, dubladas ou legendadas em português. Na Mostra de Santa Maria e Região só serão aceitos curtas de cidades com até 70 quilômetros de distância de Santa Maria.

A abertura do SMVC será no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a exibição do filme Legalidade, dirigido pelo cineasta gaúcho Zeca Brito, que estreia hoje nos cinemas.

Músico gabrielense André Teixeira lança nova música

Durante o festival também serão lançados dois documentários. Um deles é Alexandra, do diretor Luiz Alberto Cassol, que fala da trajetória da jornalista Alexandra Zanela como defensora da bandeira feminista. O outro, de Erenice Gonçalves de Oliveira, ainda está em produção e trata de Esclerose Múltipla.

A cerimônia de premiação e encerramento será no dia 2 de novembro, às 20h, e a mostra dos vencedores será às 19h, no Brique da Vila Belga.

Segundo o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, até o momento, mais de 100 obras se inscreveram.

- Houve aumento de inscrições de filmes dirigidos por mulheres. Não sabemos se é uma tendência de mercado, ou se é pela própria temática do evento, mas isso chamou muito a nossa atenção - comentou Ribas.

O público também poderá eleger dois melhores curtas, um para cada mostra. O Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos ficará a critério da comissão organizadora e o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, a critério da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da comissão organizadora.

Pablo Canalles conta como fez da arte uma parte essencial da vida

CAMPANHA 

A realização do SMVC deste ano é da Filmes de Junho Produtora, pela IdeiaAção Design e Planejamento e pela Padrinho Conteúdo e Assessoria. Além do patrocínio de empresas privadas e profissionais liberais, a organização abriu uma campanha de financiamento coletivo pelo site Cartase.me. Quem apoia o projeto pode ganhar uma réplica do troféu Vento Norte, camiseta oficial do 13º SMVC e registro do nome no catálogo oficial do festival. A campanha vai até o dia 29 de outubro. A meta é arrecadar R$ 5 mil.

Conforme Luciano Ribas, o valor vai ajudar nos custos com troféus, com a segurança da praça e despesas com convidados. Até o fechamento desta edição, a inciativa tinha duas doações e um total de R$ 200.

Os copromotores do evento, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), a Universidade Federal de Santa Maria e a Prefeitura de Santa Maria, colaboram com serviços que tornam possível a realização do evento.

2ª Festa Literária traz obras nacionais e locais para Santa Maria

CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO 

  • Mostra competitiva Nacional _ Melhor Curta, Melhor Animação, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Desenho de Som e Menções honrosas
  • Mostra de Santa Maria e Região _ Melhor Curta, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Desenho de Som e Menções honrosas



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190