
Foto: Divulgação
O documentário que retrata a história do Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, ganhará novos episódios nesta quarta-feira (21). Serão dois novos capítulos intitulados "Cidade de Madeira" e "Cidade de Concreto" com lançamento da pré-estreia no Cineclube da Boca (Prédio 67 da UFSM) às 19h. O lançamento integra a programação em comemoração aos 29 anos da TV Ovo. Em junho, quatro exibições serão realizadas no Bairro Nova Santa Marta.
🟧Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
Com direção de Alan Orlando e realização da TV Ovo, os novos episódios foram produzidos ao longo de 2024 e aprofundam a história do bairro em momentos distintos. Segundo a direção, a série acompanha desde os primeiros passos da ocupação até a consolidação da comunidade.

O segundo episódio do documentário, intitulado “Cidade de Madeira”, acompanha Bruno, filho de uma das lideranças do bairro, em sua jornada por registros e memórias da comunidade. Por meio de encontros com antigos moradores, vizinhos e lideranças locais, a narrativa é formada por múltiplas vozes e entrelaça histórias de luta por moradia digna e melhores condições de vida. Da lona às casas de madeira, surgem os primeiros direitos conquistados.
O episódio três, “Cidade de Concreto”, encerra a trilogia refletindo sobre o presente e o futuro do bairro. Com imagens atuais e depoimentos marcantes, o audiovisual mostra como a comunidade segue ativa, em constante transformação, e sem abrir mão da luta por reconhecimento, dignidade e cidadania.
O diretor Alan Orlando destaca que a série documental cumpre um papel fundamental ao preservar a memória da Nova Santa Marta e valorizar as histórias da comunidade. Ele ressalta também a importância de manter viva a chama da mobilização social, estimulando o surgimento de novas lideranças para garantir o futuro do bairro.
– Fico feliz ao pensar nos moradores assistindo e sentindo orgulho de onde moram.
Cidade de Lona
O material traz o relato de moradores que participaram diretamente do início da ocupação, em 1991, quando cerca de 34 famílias mobilizaram a ocupação do terreno. A narrativa é construída a partir de entrevistas e registros da comunidade, abordando desde os primeiros acampamentos até a conquista dos primeiros lotes e direitos básicos.
Lançado originalmente em 2023, Cidade de Lona recebeu três prêmios no 16º Santa Maria Vídeo e Cinema: melhor documentário, melhor curta-metragem pelo júri popular e o Prêmio Rede Sina, pelo reconhecimento da temática social. Ainda no mesmo ano, venceu a categoria série audiovisual no 3º Prêmio Maria Cult.
A produção conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM).