longa-metragem

Santa-marienses entram em cartaz no cinema com 'Um Filme Sobre Viver'

Produção do grupo de dança Integração & Arte estreia nesta quinta-feira e terá 10 exibições gratuitas no cinema Arcoplex

Leandra Cruber
Foto: Foto: Henrique Goulart/Divulgação


Foto: Henrique Goulart/Divulgação/

Com a pandemia, o grupo de dança Integração & Arte teve que se adaptar à realidade remota e enfrentou os desafios da ausência do contato físico, essencial para as coreografias e apresentações do grupo. Criado como projeto de extensão da Faculdade Metodista Centenário, o grupo tinha 26 bailarinos antes da pandemia. Após o começo das aulas virtuais, apenas 12 seguiram.

Para enfrentar a frustração e seguir com o ensino da dança, em 2020, as professoras e coreógrafas Alline Fernandez e Pâmela Ferreira começaram a idealizar a produção audiovisual "Um Filme Sobre Viver". O longa-metragem que fala sobre conflitos pessoais e trajetórias de vida através da dança, terá a pré-estreia nesta quinta, às 19h, no cinema Arcoplex do Royal Plaza Shopping, e terá duas sessões diárias abertas ao público de forma gratuita.

Linha do tempo relembra fatos que marcaram o processo da tragédia da Kiss

Para a professora e coreógrafa Alline Fernandez o filme é resultado de mais de um ano de emoções que foram sentidas desde o início do isolamento social. Além disso, a produção é também uma forma de responder os questionamentos sobre a profissão que surgiram com a impossibilidade de ensaiar de forma presencial.

- Nós começamos a questionar o que seria dançar nesse cenário pandêmico, sem o contato físico que é tão importante para o nosso trabalho. Aproveitamos a necessidade de adaptação e fizemos disso um momento de criação - explica a professora.

Os personagens que estarão na telona do cinema Arcoplex não possuem nomes, mas podem ser identificados a partir das personalidades marcantes A artista Sadiana-Luz Martins Frota, por exemplo, interpreta uma senhora amargurada que está sempre à espera de alguma visita.

- A personagem que tive o desafio de fazer vive sozinha muito em função da própria personalidade, mas ela continua esperando que alguém a visite. Essa interpretação foi fundamental para o amadurecimento profissional - conta Sadiana

Assista à TV Diário, que transmite ao vivo o júri do Caso Kiss

A complexidade psicológica e emocional dos personagens de "Um Filme Sobre Viver" foi acompanhada de perto por um grupo de psicólogos e psicanalistas. Assim, o público pode esperar um filme com personagens profundos e que lutam contra conflitos pessoais diariamente.


Uma curiosidade sobre o longa é que as gravações foram realizadas durante a pandemia e de forma adaptada para que não houvesse aglomerações. Assim, a professora Alline Fernandez conta que a estreia do filme na íntegra também vai ser uma surpresa para os bailarinos.

- Eles conhecem os personagens da história, mas não sabem sobre a cena final dos colegas de atuação e nem mesmo sobre o final que eles têm na história - explica Alline.

Para o público em geral, o longa-metragem segue em exposição durante os dias 06, 07, 09, 13 e 14 de dezembro, com sessões às 19h e às 20h30. A entrada é gratuita. 

FICHA TÉCNICA

  • Direção, roteiro e coreografia: Alline Fernandez e Pâmela Ferreira
  • Direção de fotografia e Edição: Marcos Oliveira
  • Trilha sonora: Ronaldo Palma
  • Figurinista e Produtor de Moda: Henrique Goulart
  • Expressão Vocal: Thomas Lins
  • Apoio Técnico e Artístico: Henrique Goulart, Maria Clara Mariani, Milena Christo, Mayara Lopes, Ana Carolina Fruh, Gustavo Silva, Gabriela Torri.
  • Criação Psicanalítica das Personagens: Anderson Saldanha Mendes, Carina Teixeira Leite, Natalia Dalla Côrte Cantarelli, Thércio Andreatta Brasil
  • Produção Textual: Alline Fernandez, Anderson Saldanha Mendes, Carina Teixeira Leite, Natália Dalla Côrte Cantarelli, Thércio Andreatta Brasil
  • Gestão Cultural: Oneide dos Santos
  • Elenco de bailarinos/criadores: Ana Valquíria Cornel, Bruna Bergamo, Gabriela Torri, Gustavo Silva, Helder Machado, Juli Dota, Matheus Jardim, Marina Leal, Natália Colvero, Oneide dos Santos, Sadiana-Luz Frota e Tamara Soares
  • Financiamento: Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020 através da Secretaria de Cultura de Santa Maria



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190