realidade aumentada

Santa-mariense é contratado pela Disney para criar filtro oficial do filme 'Cruella'

Estúdio escolheu usar o próprio perfil de Jeferson Araujo para divulgar o longa, que estreia no cinema em Santa Maria e no Disney+

18.297
Foto: Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
Filtro de Araújo estreou na quarta, primeiro em seu próprio perfil

A adaptação de um dos clássicos da Disney, o Cruella, chega aos cinemas e no Disney+ nesta quinta-feira, e a divulgação do filme conta com um santa-mariense. É que o Jeferson Araujo, 28 anos, foi contratado pela própria companhia norte-americana para criar o filtro oficial em realidade aumentada do longa para o Instagram, e o perfil do artista está sendo usado para divulgação do filme. 

Com música, Theatro Treze de Maio comemora 24 anos de reabertura

O convite, feito pela Social Taylors, agência responsável pelas redes sociais da Disney no Brasil, chegou no dia 19 de abril - a data de aniversário de Araujo, e foi como um presente:

- Eles entraram em contato comigo após conhecerem meu trabalho pelo Instagram e gostaram muito. Foi uma grande surpresa, mas eu fiquei muito feliz por ter esse reconhecimento - conta o artista. 

A criação, que foi feita com base no visual da personagem Cruella e do filme, levou cerca de um mês para ficar pronta. Diferente de outros trabalhos, em que o filtro estreia na conta do cliente, desta vez a proposta foi que o lançamento fosse no próprio perfil de Araújo, que conta com mais de 1 milhão de seguidores, na quarta-feira.

Apesar da surpresa, o gaúcho já vem fazendo sucesso nas redes desde o ano passado. Se você é usuário do Instagram, já deve ter se deparado com alguns dos filtros criados por Araujo, como um deles, o Ink, que aplica, por meio da realidade virtual, tatuagens no rosto e pescoço e óculos de armação, fenômeno entre famosos como Whindersson Nunes e até mesmo o cantor Maluma (ao lado). Os números já são enormes e não param de subir. O filtro Angel, o mais popular, chegou a 9,1 bilhão de visualizações, com 672,4 milhões de aberturas (a pessoa experimenta mas não compartilha) e 243,7 milhões (a pessoa publica o resultado do filtro), com 23,6 milhões de compartilhamentos.

Hoje, a criação de filtros é o trabalho do artista e sua principal fonte de renda - ele foi escolhido pelo Snapchat como um dos criadores oficiais de filtros (Official Lens Creator), mas a profissão começou como uma "brincadeira". Em março do ano passado, logo após se formar em Arquitetura e Urbanismo, Araujo começou a postar, despretensiosamente, no perfil @jepharaujo alguns filtros que estava desenvolvendo,e logo chegaram às celebridades, como Anitta, Pabllo Vitar, Flávia Alessandra, Rita Lobo e até mesmo a diva do pop Madonna. Muitos, como o próprio Pabllo, se tornaram seus clientes. O artista foi contratado até mesmo pela empresa de cosméticos Eudora para desenvolver filtros com cores de batons, já quem por conta da pandemia não é possível fazer o teste diretamente na boca, e conta que agora está em desenvolvimento de um filtro para a marca de perfumes Carolina Herrera. 

Para criar os filtros, ele usa aplicativos de design, como o Photoshop. Alguns programas ele já havia tido contato por conta da própria faculdade, mas aprendeu sozinho as técnicas para a modelagem 3D nas redes. Da sua própria experiência, Araujo adianta que está planejando um curso, em parceria com uma plataforma, para ensinar a criação dos filtros, mas outros detalhes devem ser divulgados em breve. 

O trabalho do santa-mariense pode ser acompanhado pelo Instagram @jepharaujo e pelo site www.jefersonaraujo.com.

Violoncelista formada na UFSM vence concurso de composição nos Estados Unidos

O FILME
Cruella é protagonizado por Emma Stone e estreia nesta quinta-feira no Cinépolis, em Santa Maria (veja os horários abaixo), e na plataforma Disney+, via Premier Access (quem é assinante do streaming precisa pagar uma taxa de R$ 69,90). A história acompanha Estella, que quer fazer um nome por meio de seus designs e chamando a atenção da Baronesa Von Hellman. Entretanto, o relacionamento delas desencadeia um curso de eventos e revelações que fazem com que Estella abrace seu lado rebelde e se torne a Cruella, uma pessoa má, elegante e voltada para a vingança.

CINÉPOLIS

  • Cruella
    Sala 1 (legendado) qui, sex, sab, dom, seg, ter, qua 15h, 18h e 21h; sab e dom 12h
    Sala 5 (dublado) qui, sex, sab, dom, seg, ter, qua 14h e 17h


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190