
Ronald Mendes (Persona)
O lançamento da série Marvin Grinn, do autor santa-mariense Armando Ribas, ocorreu na noite de terça-feira (27), na renomada Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. Com cerca de 200 leitores presentes, entre amigos e apaixonados por Marvin e suas aventuras, a série alcançou oficialmente os quatro cantos do Brasil.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para Ribas, a recepção do público carioca foi calorosa e acolhedora, evidenciando o potencial da série e da cultura santa-mariense.
– Me senti em casa, por todos os sentidos. Em torno de 200 pessoas, em uma terça-feira à noite, foram lá conhecer Marvin Grinn e levar para casa um exemplar, ou toda a série, com minha dedicatória. Isso demonstra que podemos ter confiança de que nossos projetos, quando feitos com dedicação e responsabilidade, podem ter êxito aonde forem levados. Mesmo nos grandes centros do Brasil. Ou quem sabe, mais longe. Confiança não nos falta, pois o público tem nos apoiado para irmos além de nossas fronteiras – afirmou ele.
Sobre estar em um espaço tradicional e nacionalmente relevante como o da Livraria da Travessa, o autor reconhece o êxito de seu trabalho, em "uma experiência única e surpreendente":
– O Rio de Janeiro é um balizador da arte e cultura brasileira, e dentro desse contexto, a Livraria da Travessa é, talvez, o mais tradicional e relevante espaço de lançamentos literários do Rio. Por si só, estar no espaço onde os mais importantes autores lançaram suas obras, já diz muito da importância de estar ali, de ser convidado a lançar em um espaço tão disputado, e fazer isso com o êxito que tivemos ontem. Assim, foi uma experiência única e surpreendente, em especial pela resposta de público que tivemos.
O gerente-geral do Grupo Diário, Alexandre de Grandi, esteve presente para prestigiar o conterrâneo Armando Ribas. Segundo o jornalista, o momento coloca a literatura de Santa Maria em evidência, e consolida os trabalhos produzidos na cidade.
– Foi muito satisfatório poder acompanhar a aceitação da obra do Armando, em uma cidade grande e cosmopolita, que recebe pessoas do mundo inteiro. Uma afirmação da literatura santa-mariense, um membro da nossa Academia de Letras ser prestigiado por mais de 200 pessoas, entre crianças e adultos. Como incentivamos e valorizamos muito nossa produção cultural. por isso estivemos presentes: como Diário, mas também como amigo e admirador do trabalho do Armando.

Marvin Grinn
Armando lançou o primeiro livro de forma autônoma em 2019, sem pretensão de tornar a história algo comercial. Entretanto, a série infanto-juvenil se tornou um verdadeiro sucesso, e teve seus três livros entre os mais vendidos, segundo as renomadas avaliações da Veja e da Publish News. As aventuras de Marvin Grinn, que misturam magia e amizade, encantam não apenas crianças e adolescentes, mas também adultos, que se identificam com a jornada e o desenvolvimento dos personagens, conforme relata o próprio autor.
O próximo livro da saga já está pronto e deve ser lançado ainda em 2025, no mês de outubro. Encerrando o ciclo dos quatro elementos básicos, Marvin Grinn e o Sangue do Dragão promete uma ambientação quente, como o fogo, com muita ação e aventura.
Neste quarto livro, segundo o autor, será possível observar personagens com personalidades muito mais evoluídas, visto que, ao longo da saga, eles foram se desenvolvendo e aprendendo junto com o leitor. Marvin, inclusive, terá uma atuação ainda mais marcante, assumindo um grande protagonismo dentro da história.
Além disso, para ampliar e democratizar o acesso às histórias de Marvin, os livros Marvin Grinn e A Chave Mestra, e Marvin Grinn e O Segredo da Sereia devem ganhar uma versão em braile, que será distribuída para fundações e escolas.
Leia mais