estréia

Série criada por santa-mariense estreia no catálogo da Amazon Prime

Idealizada por Enéias Tavares e Felipe Reis, 'A Todo o Vapor!' chegou ao catálogo da plataforma de streaming na última segunda-feira

18.398

Foto: Divulgação

Mais um trabalho de um santa-mariense ganha ascensão nacional. Estreou na última segunda-feira, a série "A Todo o Vapor!", criada e roteirizada por Enéias Tavares, em parceria com o produtor e diretor paulista Felipe Reis. A obra recria os heróis da literatura brasileira clássica em um cenário de fantasia, mistério e aventura. Com oito episódios de aproximadamente 20 minutos, usando artifícios de efeitos especiais e um visual retrofuturista inédito, a trama reinventa os heróis clássicos, inserindo um viés pedagógico que aproxima o público juvenil da literatura nacional, valorizando, também, a história e a geografia do país no início do século 20.

"A Todo Vapor!" é uma produção da Cine Kings e de Brasiliana Steampunk. O elenco é formado por Thais Barbeiro, Bruna Aiiso, Alessandro Imperador, Beto Schultz, Felipe Reis, Luciana Caruso, Paulo Balteiro, Antonio Destro, Luiz Carlos Bahia, Aretha Oliveira, Pedro Passari e Pamela Otero, além de outros atores e mais de quarenta profissionais que compõem a produção técnica. A série conta com o apoio do Grupo EPIC, da Agência EPK, do Portal CosmoNerd, da Jambô Editora, do Conselho Steampunk e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

VÍDEO: Comics Café abre as portas com proposta nerd, cardápio temático e gibis

A história gira em torno dos investigadores Juca Pirama (criado por Gonçalves Dias em "I-Juca Pirama") e Capitu (criada por Machado de Assis em 'Dom Casmurro'), que vão até Vila Antiga dos Astrônomos, no interior de São Paulo, para investigar uma série de crimes misteriosos. Outros personagens literários presentes na trama são Aurélia Camargo (criada por José de Alencar em 'Senhora'), Leonardo Pataca (criado por Manuel Antônio de Almeida em 'Memórias de um sargento de milícias'), Sergio Pompeu e Bento Alves (criados por Raul Pompeia em 'O Ateneu'), Vitória Acauã (criada por Inglês de Souza em 'Contos Amazônicos'), Eugênio Guimarães (criado por Bernardo Guimarães em 'O Seminarista') e Benignus (criado por Emílio Augusto Zaluar em 'Doutor Benignus'), entre outros. Todos esses personagens ganham suas versões steampunks na mão de Enéias Tavares e Felipe Reis.

Confira o trailer:


O STEAMPUNK 

Steampunk é um tipo de ficção científica nascido na década de 1980 nos Estados Unidos. Sua proposta, em contraste com o Cyberpunk, é produzir aventuras de fantasia e suspense em uma linha temporal passada e alternativa, na qual a tecnologia do vapor tivesse evoluído com grande velocidade. Isso acarretaria uma série de mudanças, como a existência de trens ultravelozes, autômatos robóticos e artefatos mecânicos e místicos. Dessa aglutinação da tecnologia "steam" com a rebeldia do "punk" surgiu o SteamPunk, também conhecido como Retrofuturismo. Partindo da literatura, essa estética alcançou hoje os games, o cinema, a música e os quadrinhos, entre outras mídias.

CHEGADA AO AMAZON PRIME E OUTROS PROJETOS

Com uma produção independente que durou três anos, a série foi inscrita em diversos festivais nacionais e internacionais, sendo vencedora de alguns. A Todo Vapor! Levou para casa os prêmios Global Film Festival Awards Los Angeles 2018, como melhor série de Drama e o Rio Web Fest 2018, de Melhor Abertura. Em janeiro de 2020, os criadores fecharam contrato de distribuição com a O2 Play que, por sua vez, possibilitou o lançamento na plataforma de streaming Amazon Prime Video.

Enéias conta que a pretensão dos produtores é não parar por aí! Futuramente, gostariam de vincular a série em canal aberto ou, até mesmo, outros streamings. O lançamento de um longa metragem também é da vontade dos idealizadores.

A série também está materializada no ambiente literário. Enquanto A Todo Vapor! era produzida, Tavares lançou o romance 'Juca Pirama Marcado para Morrer' em 2019, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e na CCXP. O livro serve de prequel para a série audiovisual. A sequência, 'O Parthenon Místico', tem previsão de lançamento para 2020.

Lenda gaúcha motiva crítica social que venceu a Tertúlia Nativista 2020

RECEPÇÃO DO PÚBLICO

Com poucos dias desde a sua estreia, Enéias conta que o público já vem dando sinais de aprovação.

- Há leitores de Brasiliana que acompanham a produção desde 2017, além de todos os envolvidos e seus respectivos públicos, o que acontece especialmente com as audiências dos atores Felipe Reis, Thais Barbeiro, Pamela Otero, Bruna Aiiso e Pedro Passari, que sempre divulgaram a série em suas redes e perfis. Desses públicos, temos comentários tanto sobre a beleza da produção, o ritmo da aventura e os efeitos especiais surpreendentes. Estão adorando, pois não é todo dia que veem na televisão uma reinvenção da nossa tradição literária e ainda mais usando um gênero fantástico como o steampunk. - enfatiza.

A escritora Caroline Libar conta que assistiu a série rapidamente:

- Devorei a produção com tanta gana que queria mais. Achei um trabalho fabuloso. Gostei de ver os personagens do livro em carne e osso, adorei o Sérgio, o Juca e as mulheres! - diz.

Ela ainda enfatiza que é algo inédito, e não só no Brasil:

- Não temos muitas referências de obras Steampunk para a grande mídia atualmente, acessível para tantas pessoas simultaneamente.

Exposição 'Retratos de Devoção' está aberta para visitação no Hall do Sesc

Quem quiser saber da mais sobre a produção, basta seguir a página de A Todo o Vapor! no Instagram.

HISTÓRICO DE ENÉIAS 

Em 2016, foi produzido o cardgame 'Cartas a Vapor', um jogo com mais de 240 cartas que coloca os jogadores executando missões desafiadoras enquanto combatem forças místicas obscuras ou organizações positivistas. No ano seguinte, foi lançado o audiolivro de 'Lição de Anatomia', com vozes masculinas e femininas, trilha sonora inédita e som binaural 3D. Em 2017, começou a produção de um tarô completo inspirado nos heróis da série, um jogo de RPG ambientado no Brasil e a seção educacional do site oficial. Em 2018, Enéias e Felipe começaram a produzir o web quadrinhos de A Todo Vapor!, projeto que recebeu arte de Fred Rubim e publicação no portal CosmoNerd. O quadrinho foi finalista do HQ Mix 2018 e recebeu versão impressa num projeto parceiro com a UFSM tendo sua distribuição em escolas de Ensino Fundamental e Médio do sul do país. Em 2019 a Potato Cat e a Diceberry lançaram o jogo de cartas de A Todo Vapor! com arte e design de Fred Rubim e consultoria de Enéias Tavares. Tais ações já contam com mais de 30 participantes, entre escritores, artistas, designers, professores e criadores de jogos.

*Colaborou Viktória Powarchuk



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]m.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190