música

Ricardo Borges lança EP em parceria com amigos

Junto de Matheus Lazarin e Venancio da Luz, 'Caranguejo-Eremita' traz quatro músicas

18.409


Ilustração: Pedro Surreaux

Em Santa Maria é muito comum que jovens estudantes e artistas dividam casas e apartamentos. E a rotatividade dos coabitantes, às vezes, deixa saudades, outras, não. O EP Carangejo-Eremita, de Ricardo Borges, Matheus Lazarin, o Laza, e Venancio da Luz surgiu da vontade de registrar essa vivência entre amigos e companheiros de morada. O disco está disponível nas plataformas de streaming para audição.

Ouça Carangejo-Eremita no Spotify

Segundo Ricardo, o EP foi a produção mais espontânea e sem pretensão que já realizou:
- Não é um EP do Ricardo Borges, mas sim de nós três. O fato é que o Laza estava por se mudar para a Holanda, onde vive desde fevereiro de 2020, e nós decidimos aproveitar as habilidades artísticas dele antes disso acontecer. O Laza é produtor musical, músico e engenheiro acústico de formação.

Mostra online da UFSM reúne trabalhos de mulheres nas artes

O músico afirma que o disco tem um clima de mudança, já que a casa em que eu vive atualmente, em Camobi, com o Venancio da Luz, era antes morada de Laza.
- A saída dele da casa foi a porta para a minha entrada. Então o EP ficou imerso nesse clima de mudança, por isso o nome Caranguejo-Eremita, que dentre outros nomes também é conhecido por caranguejo "casa-alugada". As músicas foram inicialmente gravadas em 2 dias na própria casa, em meados de fevereiro de 2020. Utilizamos a acústica da ampla sala de estar da casa de madeira com piso flutuante. Passarinhos e outros animais não foram excluídos das participações, afinal há 18 árvores no pátio de casa - explica.

A produção foi coletiva, mas capitaneada por Laza. As vozes principais, violões e guitarra, ficaram a cargo de Ricardo. Venâncio gravou flautas e guitarras. Laza gravou tudo, além de algumas vozes e mixou o trabalho. O disco ainda tem a participação, à distância, dos músicos Danilo Guinu, na bateria, e Lucas Mello, no baixo.

Saiba como funciona o Conselho Municipal de Política Cultural

As canções que compõem o EP são Brisa (Gustavo Kraemer/Tulio Urach), Amigos (Yuri ML), Catuaba (Erick Corrêa, Ricardo Borges e Gustavo Kraemer) e Em Compasso, instrumental e de autoria de Laza e Venancio da Luz. A arte do EP é de Pedro Surreaux, o "Xandão". A masterização é de Cassiano Rathke.
- Esse EP nasceu sem nenhuma pretensão, apenas um encontro e uma pintura de amigos que estavam despedindo-se sem saber quando iriam se ver novamente. Acabou que um mês depois entramos em quarentena - conclui Ricardo, que, em breve, vai lançar um single em parceria com Paola Matos e Erck Corrêa.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190