Projeto reúne 50 artistas que irão colorir casas de comunidade em Santa Maria

Projeto reúne 50 artistas que irão colorir casas de comunidade em Santa Maria

Neste fim de semana (23 e 24 de novembro), a Vila Resistência, em Santa Maria, se transformará em um grande palco de arte urbana, com grafite, muralismo, música, circo, poesia, rap e comunitarismo. O evento ResisTinta - Um Museu a Céu Aberto reunirá mais de 50 artistas para colorir as casas da comunidade com grafites e murais, incluindo o primeiro mural em Braille do Rio Grande do Sul


📸 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram


A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e à arte na periferia, além de valorizar a produção artística local.


Para Jonathan Padilha, 26 anos, produtor cultural do projeto, a arte e a coletividade são ferramentas essenciais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


– Acreditamos que a arte, a cultura, a ancestralidade e a potência da periferia são fundamentais para promover uma sociedade mais humana, sensível, diversa e inclusiva – afirma Padilha.


Foi com essa filosofia que nasceu o ResisTinta, que transformará a Vila Resistência, na periferia de Santa Maria, em um museu a céu aberto. O projeto inclui a criação do primeiro mural em Braille do Estado e o terceiro do Brasil. Com a participação de 50 artistas do Rio Grande do Sul, o evento busca dar visibilidade ao trabalho desses profissionais e criar um território culturalmente rico, que serve como referência para a cena artística local e estadual. Além disso, a proposta visa combater o preconceito e a marginalização das comunidades periféricas, estimulando o pensamento crítico e a reflexão por meio de obras que contam histórias, saberes e sonhos das famílias da vila.


Padilha destaca ainda a importância da união entre as individualidades do grupo e da comunidade:


– O ResisTinta busca construir e reconstruir novos imaginários coletivamente. Somos seres sociais, e o evento valoriza as marcas que as cores e os valores deixam em nossas vidas – finaliza o produtor. 


Programação


No sábado, 23 de novembro, a partir das 19h, no campo da Vila, poetas, rappers, músicos e artistas se reunirão para uma noite de poesia, rimas e versos, celebrando a arte e a expressão na comunidade.


No domingo, 24 de novembro, a partir das 14h, no mesmo local, o evento prossegue com a inauguração oficial do Museu a Céu Aberto. Durante o dia, a comunidade receberá uma série de apresentações culturais, incluindo shows musicais, performances de circo e dança, além da finalização das pinturas nas fachadas das casas.


Por meio da arte, o evento busca criar um ambiente de inspiração e referência para a cena artística de Santa Maria, ao mesmo tempo em que valoriza e dá visibilidade ao trabalho dos artistas locais e estaduais.

Confira o vídeo: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

rian.lacerda@diariosm.com.br

Projeto convida a comunidade para atividades recreativas em praça no Bairro Nova Santa Marta Anterior

Projeto convida a comunidade para atividades recreativas em praça no Bairro Nova Santa Marta

Cultura, música e tradição: confira a programação da 31ª Tertúlia Musical Nativista Próximo

Cultura, música e tradição: confira a programação da 31ª Tertúlia Musical Nativista

Cultura