Neste fim de semana (23 e 24 de novembro), a Vila Resistência, em Santa Maria, se transformará em um grande palco de arte urbana, com grafite, muralismo, música, circo, poesia, rap e comunitarismo. O evento ResisTinta - Um Museu a Céu Aberto reunirá mais de 50 artistas para colorir as casas da comunidade com grafites e murais, incluindo o primeiro mural em Braille do Rio Grande do Sul.
📸 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e à arte na periferia, além de valorizar a produção artística local.
Para Jonathan Padilha, 26 anos, produtor cultural do projeto, a arte e a coletividade são ferramentas essenciais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
– Acreditamos que a arte, a cultura, a ancestralidade e a potência da periferia são fundamentais para promover uma sociedade mais humana, sensível, diversa e inclusiva – afirma Padilha.
Foi com essa filosofia que nasceu o ResisTinta, que transformará a Vila Resistência, na periferia de Santa Maria, em um museu a céu aberto. O projeto inclui a criação do primeiro mural em Braille do Estado e o terceiro do Brasil. Com a participação de 50 artistas do Rio Grande do Sul, o evento busca dar visibilidade ao trabalho desses profissionais e criar um território culturalmente rico, que serve como referência para a cena artística local e estadual. Além disso, a proposta visa combater o preconceito e a marginalização das comunidades periféricas, estimulando o pensamento crítico e a reflexão por meio de obras que contam histórias, saberes e sonhos das famílias da vila.
Padilha destaca ainda a importância da união entre as individualidades do grupo e da comunidade:
– O ResisTinta busca construir e reconstruir novos imaginários coletivamente. Somos seres sociais, e o evento valoriza as marcas que as cores e os valores deixam em nossas vidas – finaliza o produtor.
Programação
No sábado, 23 de novembro, a partir das 19h, no campo da Vila, poetas, rappers, músicos e artistas se reunirão para uma noite de poesia, rimas e versos, celebrando a arte e a expressão na comunidade.
No domingo, 24 de novembro, a partir das 14h, no mesmo local, o evento prossegue com a inauguração oficial do Museu a Céu Aberto. Durante o dia, a comunidade receberá uma série de apresentações culturais, incluindo shows musicais, performances de circo e dança, além da finalização das pinturas nas fachadas das casas.
Por meio da arte, o evento busca criar um ambiente de inspiração e referência para a cena artística de Santa Maria, ao mesmo tempo em que valoriza e dá visibilidade ao trabalho dos artistas locais e estaduais.
Confira o vídeo: