arte

Projeto Dançando para Educar está com inscrições abertas em Santa Maria

Idealizado pela Fundação Eny, projeto social existe desde 2009

Da redação
Foto: Foto: Ludmila Almeida (Divulgação)

Foto: Ludmila Almeida (Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o projeto social Dançando para Educar, da Fundação Eny, que desde 2009 promove educação, cidadania e cultura através da dança. O projeto visa a formação do balé clássico e oferece aulas gratuitas de dança. As inscrições são para crianças de todos os gêneros, a partir de 7 anos e que estejam matriculadas na rede pública de ensino, em escolas municipais e estaduais, ou sejam bolsistas de escolas particulares.

Os interessados devem entrar em contato no 3027-7185 até o dia 26 de março e marcar um teste de aptidão com os professores do projeto. No dia do teste, é necessário levar documento de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de escolaridade pública ou comprovante de bolsista em escola particular. Para assegurar a vaga, é obrigatório o comparecimento nas aulas.

As aulas são ministradas duas vezes por semana, no instituto Ballet Ivone Freire, localizada na Rua Barão do Triunfo, 1371, bairro Nossa Senhora de Fátima. Elas acontecem nas terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, com duração de uma hora.

Atualmente o Dançando para Educar conta com 70 alunos. A professora Beatriz Isaia, a Bia, coordenadora do projeto, comenta a importância do desenvolvimento educacional e intelectual das crianças por meio da dança.

- A dança também é uma forma de educar. Teve aluno que começou aqui com a gente e está estudando na universidade. E o melhor é que eles até hoje contribuem conosco nas aulas_comenta a professora.

Bia ainda conta que não é só o ambiente escolar que pode ser utilizado para educar. Para ela, a dança também é uma ferramenta que estimula e proporciona o contato das crianças com a cultura e a educação.

- Eu penso que a arte, a cultura e a dança, são formas de educar as pessoas. Nós aqui do projeto acreditamos que o futuro profissional das crianças de hoje começam agora.

O projeto Dançando para o Educar faz parte da Fundação Eny, entidade mantida pela Eny Comércio e Calçados. Desde 1994, a Fundação trabalha com qualificação dos funcionários da Eny, a partir de projetos sociais, culturais, esportivos. Que apoia projetos culturais, esportivos e comunitários da cidade.

Marilice Daronco, responsável pelo departamento de marketing da Eny Calçados, afirma que o foco das ações da Fundação Eny estão no Coração do Rio Grande.

- O objetivo principal da Fundação é abordar diferentes questões que envolvem Santa Maria.

Ela ainda cita outros projetos que contam com o apoio da Fundação.

- Além do Dançando para Educar, têm projetos muito legais que a Fundação apoia. Um exemplo é o Mala de Leitura, que desenvolve uma série de ações nas escolas da cidade para levar a leitura aos estudantes. Outro projeto interessante é o Amarração Solidária, que arrecada calçados de clientes da Eny e realiza doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O Dançando para Educar promove um espetáculo no Theatro Treze de Maio todos os anos. O de 2019 será ainda mais especial, pois é em comemoração ao aniversário de dez anos do projeto. A professora Bia comenta o momento especial para o projeto.

- Em 2019 nós completamos dez anos de projeto. É um momento especial para o Dançando para Educar, pra todos que já passaram por aqui e para os que fazem parte até hoje. O espetáculo deste ano é em homenagem ao aniversário do projeto.

O espetáculo está programado para acontecer no mês de novembro.

COMO SE INSCREVER

  • Até quando? - Inscrições até o dia 26 de março, pelo telefone (55) 3027-7185
  • Quem pode participar? - Crianças a partir de 7 anos, estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas de instituições privadas
  • Quando acontecem as aulas? - Terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã ou tarde, conforme a disponibilidade do aluno
  • Quanto custa? - De graça
  • Onde acontece as aulas? - Ballet Ivone Freire, na Rua Barão do Triunfo, 1.371, Bairro Nossa Senhora de Fátima

*Colaborou Rubens Guilherme Santos


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190