cine em movimento

Projeto da TV OVO seleciona curtas para exibir em cidades da região

Filmes podem ser inscritos até 5 de maio. Sessões ao ar livre devem ser realizadas no final do ano, em cidades como Santa Maria, Itaara e Restinga Sêca

18.297
Foto: Foto: Germano Rorato (Arquivo Diário)

Foto: Germano Rorato (Arquivo Diário)
Sessões com curtas selecionados será ao ar livre em até o final do ano em seis cidades

O cinema faz com que seja possível viajar para outros tempos e lugares sem sair do lugar, mas nem sempre é tão acessível a toda a população. Por isso, a TV OVO criou o projeto Cine em Movimento, que pretende levar para bairros de Santa Maria e outras cinco cidades da região sessões ao ar livre com curtas produzidos no Rio Grande do Sul. Até 5 de maio, o edital está com as inscrições abertas para quem tem um filme de até 25 minutos de duração e quer ter a chance de exibi-lo. 

VÍDEO: Co-Rap entrevista artistas da cena hip-hop santa-mariense

Podem participar produções audiovisuais realizadas em todo o Estado, e o gênero, a temática e a linguagem são livres. Também é necessário que os curtas tenham a classificação indicativa livre, sem restrições de idade. Além das exibições, o projeto quer debater cada filme com o público inspirados pela metodologia do movimento cineclubista, e por isso serão priorizados filmes que contribuam socialmente para o diálogo de questões relevantes e atuais. 

- Desde o seu início, a TV OVO tem uma ligação muito forte com o movimento cineclubista de Santa Maria. Além disso, sempre buscamos levar as nossas produções para exibição em diferentes bairros, escolas e distritos da cidade, porque acreditamos que o cinema fica muito restrito à região central, aos shoppings, e acaba sendo privilégio de uma pequena parcela da população. O Cine em Movimento quer conectar essas narrativas ao público do interior da região central, para que, além do entretenimento, seja possível gerar reflexão e debate sobre identidades do RS e outros temas contemporâneos, como as transformações sócio técnicas e a diversidade cultural, por exemplo - explica Bianca Michels Chaves, que faz parte da equipe de produção do projeto. 

Os curtas selecionados serão divulgados em 15 de junho, pelas redes sociais da TV OVO. As sessões estão previstas para ocorrerem no final deste ano, se a situação da pandemia da Covid-19 estiver sob controle, e por conta disso é possível que as condições e formato de exibição sejam alterados. Cada sessão terá duração de até 1h15min e será ao ar livre em Santa Maria, Dilermando de Aguiar, São Martinho da Serra, Itaara, Silveira Martins e Restinga Sêca. 

- Essas produções, muitas delas realizadas no interior do Estado, trazem visões de mundo que são típicas daqui, retratam histórias sob a ótica do povo gaúcho, que trazem memórias afetivas dos locais onde crescemos e construímos a nossa identidade. Mesmo um filme de ficção, por exemplo, traz na bagagem uma percepção do mundo diferente daquela construída por alguém que nasceu ou viveu em outro lugar - acrescenta Bianca.

Artista da região lança videoclipe com brega funk autoral

O edital com todos os detalhes pode ser conferido no site. O projeto conta com financiamento pelo Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura, Edital SEDAC nº 12/2019 - FAC Movimento, que tem como objetivo movimentar a produção cultural do Estado. 

AGENDE-SE

  • O que: seleção de curtas para o projeto Cine em Movimento
  • Quando: até 5 de maio
  • Como: as inscrições devem ser feitas pelo formulário, disponível aqui
  • Quanto: gratuito
  • Mais informações pelo Instagram @tvovosm e Facebook @tvovosm


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190