consciência divertida

Professores gravam música para conscientizar crianças a se prevenirem contra o coronavírus

'Pra gente se cuidar', composta pelo professor Josemar Dias, conta com a participação de músicos de Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz

18.398

Foto: Reprodução

Devido à pandemia de coronavírus, escolas, shoppings, salões de recreação e outros serviços considerados não essenciais estão, temporariamente, suspensos, como medida protetiva. Pensando em levar a mensagem de prevenção e higiene adequada aos pequenos e seus familiares, professores de Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, produziram uma canção para conscientizar não só crianças, mas adultos também.

A iniciativa partiu de Josemar Dias, professor de Educação Musical no Colégio Fátima, em Santa Maria. Ele conta que, nos últimos dias de aula presencial com os alunos do colégio, teve a ideia de produzir uma música que unisse a comunidade escolar no combate ao coronavírus. Sendo assim, os trechos da letra foram compostos por alunos de diferentes turmas, com o auxílio dos professores. 

Para a gravação do clipe, a ideia era reunir profissionais de Educação Musical do Rio Grande do Sul.

- Comecei convidando os professores de música de Santa Maria, e, como nasci em Santa Cruz do Sul, convidei dois professores daquela região. Para completar o time, convidei as professoras do Colégio Fátima, das turmas em que fizemos a letra da canção - afirma. 

Confira o clipe abaixo:


A professora de música Jade Schneider, uma das participantes do clipe, ressalta a importância de deixar as crianças atualizadas com os assuntos predominantes na sociedade.

- Sempre procuramos trabalhar com assuntos emergentes para a formação social e humana das crianças. Eles surgem nas aulas, e foi o que aconteceu na última semana, onde tudo girava em torno das discussões sobre a pandemia. A partir dai, começamos a pensar em como poderíamos conscientizar as crianças para a prevenção e cuidados que essa situação exige. Geralmente, produzimos vídeos e canções juntos, mas esse contexto exigia uma formatação diferente e algo que não ficasse somente na escola que trabalhamos. Fizemos um grupo de WhatsApp e cada professor gravou de sua casa. Com um pouquinho de cada um, deixamos a nossa mensagem de prevenção e de esperança, com a certeza de que se cada um fizer a sua parte, logo tudo isso vai passar. 

A exemplo do que é cantado na música, os professores gravaram suas partes da música e do clipe em suas respectivas residências.

- A proposta era essa mesmo: sem sair de casa, produzir algo bacana para nossas crianças, as incentivando a permanecer em casa e se cuidando nesse momento, pois todos nós também estamos nas nossas casas. O Josemar fez a edição de vídeos e áudios. - conta a professora de música Caroline Pozzobon Xisto.

Para além, Josemar diz que está sendo produzida uma versão do clipe com tradução em libras, que será lançada em breve. 

"Pra gente se cuidar" está disponível no Facebook e YouTube, tem produção de Josemar Dias, com auxílio de Jade Schneider, Matheus Lameira, Ricardo França, Antoní Pereira, Douglas Duarte, Caroline Pozzobom Xisto, Claudia Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa, Bruno Levi, Caroline Azevedo Echer, Letícia Azevedo Echer, Jane Storchi Carlos Correa, Danrlei Napar, Gabriel Zeppe, Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Julio Pereira, Camila Fockink (letra), Marise de Bacco da Rocha Willms (letra), Francinne Bresolin Machado (letra), Lúcia Flávia Oliveira Rodrigues Felipe (letra) e Andressa Cardoso Machado (letra). (Colaborou Viktória Powarchuk)

Confira a letra de "Pra gente se cuidar"

É hora de lavar as mãozinhas
É hora de ficar na casinha  

Pra gente se cuidar
Pra gente se amar
E logo tudo vai passar 

Mas é importante entender
que não é um período de férias
Não pode ir ao shopping
não pode ir ao parque 

Mas ficar em casa pode ser bem legal
Faça uma pipoca
Assista a um desenho
Mas não pode esquecer

É hora de lavar as mãozinhas
É hora de ficar na casinha
Pra gente se cuidar
Pra gente se amar
E logo tudo vai passar


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190