presença feminina

Mostra online da UFSM reúne trabalhos de mulheres nas artes

Iniciativa busca dar visibilidade às artistas que trabalham com música, literatura, artes visuais e cênicas em diversas partes do mundo

18.297

Foto: divulgação

Nos mais diferentes tipos de arte é possível encontrar grandes mulheres artistas. Para dar visibilidade a elas, a Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criou neste mês a mostra Presença Feminina nas Artes, disponível no site do Centro de Convenções

Série 'Em Qualquer Rua de Qualquer Cidade' entrevista artistas da música regional

A iniciativa é da professora Vera Lucia Portinho Vianna e conta com o apoio dos professores do Departamento de Música e bolsistas do CCA. As escolhas foram sugestões dos próprios professores e alunos.
- Às vezes, a sociedade não sabe que mulheres atuam como profissionais nessas áreas. É importante mostrar e destacar que elas estão marcando presença no mercado de trabalho e fazendo história. Mulheres de destaque que são percussionistas, regentes de orquestras, escultoras, pintoras, gravuristas, entre muitas outras - conta a professora. 

A mostra é dividida em quatro seções: música de concerto, artes visuais, literatura e artes cênicas. As duas primeiras já podem ser conferidas no site, e as demais serão incluídas até o fim deste mês.

Na Música de Concerto, são 29 mulheres que atuam nos instrumentos de cordas, de madeira, de metais, percussão, piano, violão, canto e regência. Entre elas, a percussionista Clarissa Borba, que cursou Bacharelado em Percussão na UFSM e foi a primeira mulher a se graduar em percussão erudita no Rio Grande do Sul.

Nas Artes Visuais, oito mulheres compõe a mostra com diferentes trabalhos. Catiuscia Dotto é uma delas. A artista é Bacharel em Desenho e Plástica (2006) e Licenciada em Artes Visuais (2009) pela UFSM, e teve a obra (des)Brotamentos, expostas na universidade em 2019. Outro exemplo formado em Santa Maria, é Sabrina Barrios, formada em Design Gráfico pela UFSM. Elle de Bernardini também integra a lista como artista visual. Com graduações em Jornalismo pela UFN e Teatro e Filosofia pela UFSM, sua produção é permeada por sua biografia como uma mulher transexual. 

Arte, identidade e reflexão são componentes da exposição virtual 'Memória e identidade: Uma Visão Africanista'

AGENDE-SE

  • O que: mostra Presença Feminina nas Artes
  • Quando: ao longo do mês de fevereiro
  • Onde: online, pelo site da UFSM
  • Quanto: de graça


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190