arte
MASM promove exposição em homenagem a Eduardo Trevisan
26 Outubro 2020 15:00:00
Intitulada 'Para Eduardo Trevisan: Retratos', as obras podem ser conferidas tanto na sede do Museu quanto online
18.398

Foto: Divulgação
O Museu de Arte de Santa Maria está exibindo a exposição 'Para Eduardo Trevisan: Retratos', em homenagem ao artista plástico santa-mariense, até o dia 31 de outubro. Participam obras de 55 artistas de diversos lugares do mundo, como Japão, Canadá e França. Com curadoria de Luciano Santos e Marcio Flores, as obras estão expostas na sede do Museu e em suas redes sociais.
Luciano conta que pensar a produção de Eduardo Trevisan em seu centenário é verificar é pensar a arte como um reflexo de seu tempo:
- Poucos artistas refletiram em suas obras seu tempo, sua sociedade e seus personagens, quer por seus painéis, suas séries artísticas, sua fotografia "colorida" ou sua didática; é na arte do retrato que Trevisan imortalizou seu nome na sociedade que acolhia seus hábitos notívagos.
O objetivo é valorizar a cultura material e imaterial, proporcionando o conhecimento, a educação, a memória e o pertencimento. Além do reconhecimento e a transformação da arte. Desta forma, a exposição possibilita reviver a trajetória do artista plástico mostrando a sua percepção e seu olhar, o qual revelou lendas, narrativas, a cultura popular e todas as suas raízes.
A ação tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com realização da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.
- Talvez nunca tenha surgido outro artista com tamanha grandeza nestas terras campeiras, mas teremos sempre a certeza que sua história e seu patrimônio artístico cultural nunca será esquecido nem tampouco renegado, pois a obra que pulsa e reverbera mantém-se viva e eternizada. - enfatiza Marcio.
Fala Mulher vendeu mais de 200 porções de risoto
SERVIÇO
Exposição 'Para Eduardo Trevisan: Retratos'
- Quando - Até 31 de outubro
- Onde - Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, 1400)
- Onde assistir online - Instagram e Facebook
- Quanto - De graça
*Colaborou Viktória Powarchuk