literatura

Maratona de Leitura acontece no próximo final de semana em Santa Maria

Nesta sexta-feira e sábado, Cidade Cultura se une para 24 horas de leitura

18.294
Foto: Ronald Mendes, Divulgação
a Objetivo da atividade é que toda a comunidade se envolva e destine um tempo para ler dentro dessas 24 horas, entre os dias 16 e 17 de agosto

Ronald Mendes, Divulgação
Objetivo da atividade é que toda a comunidade se envolva e destine um tempo para ler dentro dessas 24 horas, entre os dias 16 e 17 de agosto

O Coração do Rio Grande terá, neste mês, uma maratona de 24 horas de leitura. A ideia, capitaneada pela produtora cultural Rose Carneiro e pela jornalista Liciane Brun, é um convite para qualquer pessoa participar e pretende incentivar o hábito de ler. Tudo começou durante uma das atividades da Mala de Cultura, ainda no ano passado, que envolveu escolas, alunos, pais e professores em ações de 12 horas de leitura. Agora, o tempo dedicado à literatura será ampliado.

- Com o sucesso da ação, pensamos em ampliar e convidar a cidade a participar. Assim, inscrevemos o projeto no edital de apoio à produção cultural e artísticas de Santa Maria. Como ele prevê um escritor homenageado, definimos ser Mário Quintana em função do marco de 25 anos da sua morte. Além disso, haverá diversas ações literárias durante 24 horas. Em julho de 2018, o governo sancionou a Lei 13.696, que instituiu a Política Nacional da Leitura e da Escrita. O que também nos norteou no delineamento do projeto - comenta Rose.

Livro produzido em Santa Maria ganha prêmio da Associação Gaúcha de Escritores

Maratona

A ideia é que toda a comunidade se envolva e destine um tempo para ler dentro dessas 24 horas, entre os dias 16 e 17 de agosto. Instituições de ensino, clubes, empresas, bares, restaurantes podem abraçar a iniciativa ou, até mesmo, quem prefere ler em casa. As escolas da Mala de Leitura também participam da Maratona com atividades durante o dia.

Dá para ler uma poesia, texto ou trecho de um livro. Recomenda-se que as pessoas reservem, ao menos, 15 minutos para a leitura. Quem quiser integrar a programação, pode se inscrever pela internet (veja no quadro ao lado). É pelas inscrições que a organização da maratona vai contabilizar as horas e as páginas lidas em Santa Maria.

- Envolver a cidade em uma maratona de leitura estimula o despertar pela ação de ler, algo que pode ser feito tanto em casa quanto em um café ou em um bar. A gente quer isso, espalhar a leitura por todos os cantos da cidade. Assim como todos os anos o dia do desafio propõe que a gente exercite o nosso corpo, com a maratona, a gente propõe que cada um exercite um pouquinho a capacidade de ler e sentir prazer com isso - observou Liciane.

Confira os filmes que estão em cartaz em Santa Maria

A proposta busca melhorar os índices de leitura na cidade e no país, e reconhecer esse importante hábito como um direito de todos e um fator importante para a melhoria da educação formal. Serão 24 horas de atividades para identificar a Cidade Cultura como exemplo a ser seguido. O projeto tem o financiamento do Sistema Pró-Cultura e da prefeitura, através do Edital de Apoio à Produção Cultural e Artística de Santa Maria.

MARATONA DE LEITURA

  • Atrações - Escolha dos textos/livros livres. Para que possam ser divulgados, cada participante pode informar o texto/livro no ato da inscrição. A leitura é realizada no local escolhido, individualmente ou em grupo. As leituras podem durar até 15 minutos
  • Quando - 16 e 17 de agosto
  • Como participar - Podem participar pessoas de todas as idades, mediante inscrição pelo formulário
  • Divulgação - Todas as ações poderão ser divulgadas por meio da hashtag #maratonadeleituradesantamaria nas redes sociais ou enviando para o email da Maratona: [email protected] Conforme a disponibilidade, o material será incluído na página da Maratona no Facebook. As empresas/instituições que confirmarem participação podem enviar uma foto criativa que as identifiquem. Durante todo o dia, a equipe da Maratona de Leitura vai divulgar as fotos e vídeos recebidos nas redes sociais e no e-mail


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190